EU SOU MINHA LÍNGUA

Todo francês ama sua língua. Vem daí o cuidado que eles têm com as letras em suas canções e o prazer masturbatório em ouvir sua voz nos filmes. Eles adoram se ouvir falando. Continuam fazendo questão de chamar John Wayne de Jean Vaine, Brad Pitt é Brrrade Pí e Grace Kelly é Grrrrasse Quelí. Não subjugam sua língua. MTV é emetevê.
Em Portugal cd é dc, pois é um disco compacto, assim como pc é cp, computador pessoal. Todos os países latinos chamam aids de sida, pois aids nada significa em nossa língua. Celular é fone móvel. Me parece que nessa adaptação da língua, que franceses e portugueses fazem, além do orgulho por se ser quem se é, existe algo de mais nobre por detrás : a democratização da informação. Quando uma loja escreve sale, além de demonstrar falta de senso de ridículo, ela demonstra o desejo, tolo e perverso, de não ser entendida pelo povinho que não sabe o que significa sale. Se todos os termos da informática tivessem sido bem traduzidos em sua origem, ela teria sido democratizada com muito maior facilidade.
Me parece que esse hábito de se colocar em blogs e orkuts frases em inglês ( existe palavra mais feia que blog ? Sim, orkut ! ), esse hábito recorda aqueles "doutores advogados" que adoram falar termos jurídicos que a plebe não entende, aqueles médicos que amam escrever receitas que ninguém pode ler, enfim, é um hábito antigo como a poesia ruim, uma mania de se diferenciar pelo tolo esnobismo da língua.
Como os nobres russos que só falavam francês.
Uma língua deve estar aberta a influências. Esnobe é uma palavra inglesa. Como metrô é francesa. Mas essa palavra só pode ser usada quando não há equivalente em sua língua. Chamar rede de net ou mercado de market é pura caipirice. Negar a língua em que você pensa e sonha, é afirmar de forma burra, que seus sonhos e seus pensamentos nada são, que eles devem ser traduzidos em linguagem mais civilizada, mais moderna, mais pop. ( Pop é boa palavra. Coincide com popular ). Pare de se rebaixar e readquira o orgulho de sua fala. Amando é bem mais bonito que In love.