revolucionários de verdade

Em 1981, diz o líder do Run-DMC, ele e seus amigos foram em NY assistir um show do Kraftwerk. O que viram naquela noite mudou sua vida para sempre.
Saíram daquele clube com um novo conceito de som e de show. Não era mais necessário ter uma banda, não era necessário fazer um show com instrumentistas. Tudo era possível e nada era obrigatório.
O século xxi nasceu em Dusseldorf com o Kraftwerk. No show de 81, os 4 integrantes, de pé com sua maquinária, apertavam botões em lugar de tocar instrumentos. Um telão ao fundo mostrava imagens aleatórias e o palco era ocupado por máquinas. Nada de suor, gritos ou reis da guitarra.
Na história do pop pós Elvis, só existiram duas bandas profundamente inovadoras : O Velvet Underground e o Kraftwerk.
O Velvet mostrou que para fazer um som de alto valor não é preciso tocar bem. Trouxe o ruído, o inesperado, o desagradável e o doentio para o pop. E os alemães mostraram que guitarras e percussão eram desnecessárias.
Ambos foram heróicos. Do Velvet veio desde Stooges até White Stripes. Do Kraftwerk veio do Grandmaster Flash até os vários estilos eletrônicos de hoje.
Procure o tal show no Tube : Kraftwerk- pocket calculator; e depois veja o nascimento do mundo atual em 1980, com Grandmaster Flash e os Furious Five com planet rock. Delire!