kenneth tynan sabe tudo sobre teatro

Separo aqui alguns lances do livro do Tynan ( o melhor e mais famoso crítico britânico ), livro que relí semana passada:
SOBRE ATORES INGLESES
seu abc é feito de Shakespeare e Ibsen, portanto, eles adquirem todo controle de voz, de presença cênica que um ator pode querer ter.
nessa tradição existem os grandes, aqueles que nasceram para fazer personagens maiores que a vida, os grandes símbolos de toda a humanidade: Olivier, John Gielgud, Ralph Richardson e Michael Redgrave.
existem os peso-leve. poderiam ter sido gigantes, mas se especializaram em textos mais leves e no cinema: Alec Guiness, Rex Harrison, Peter Sellers, Michael Caine, Sean Connery, James Mason.
os que abortaram. por motivos vários ( bebida, droga, dinheiro em excesso, preguiça ), estes atores poderiam ter sido grandes como os 4 monstros, mas não vingaram ( apesar de terem deixado momentos de absoluta genialidade ).
detalhe: eles sempre vêm aos pares. um grande ator sempre precisa de um rival/modelo, para manter sua gana e sua ambição.
são eles:
paul scofield- richard burton
peter finch- trevor howard
peter o'toole- albert finney
terence stamp- ian mckellen
anthony hopkins- john hurt
daniel day lewis- jeremy irons

INVULNERABILIDADE
porque kate hepburn, james cagney, bogart, spencer tracy e bette davis são indestrutíveis? porque sobrevivem a modas e se mantêm como ícones?
existe algo de invulnerável neles. voce olha, observa, disseca, penetra, e não acha falhas, não encontra o ponto vulnerável. eles são sobre-humanos. estão no olimpo do arquétipo planetário.

1946-THE BEST
Laurence Olivier em cena fazendo EDIPO REI. Fura os olhos e dá um grito que cinquenta anos mais tarde quem lá esteve ainda sente seu horror. ( Paulo Francis e Antonio Callado sempre citavam esse espetáculo ). Èdipo terminado, o público tomado pelo medo e pelo trágico. Cinco minutos depois, Olivier entrava em cena voando, suspenso por cordas. Usando peruca e pó de arroz, apresentava THE CRITIC de Sheridan, e fazia a audiência gargalhar por hora e meia.
Gênio. Quem viu diz que nada se compara. Nem Brando em Tennessee Willians, nem Gielgud fazendo Hamlet, Richard Burton em Look Back in Anger ou Jason Robards fazendo O'Neill.

MILES DAVIS E O DUENDE
Os espanhóis chamam de duende o ato de exibir o máximo de emoção com o mínimo de ação ou espalhafato. Miles comovia com duas notas e jamais mostrava qualquer emoção, seja dor ou raiva, no palco. Quem sentia dor, raiva, amor e desejo era o público.
Passar muito com pouco. Dizer tudo, falando quase nada.

O QUE É ESTILO
O brilho do estilo está em se simplificar aquilo que é complexo.
O idiota complica o simples ( e engana ingênuos ).
Me parece que o cinema ruim faz muito isso : voce pega uma idéia simplória e a complica. Coloca citações, inverte a cronologia da história, faz malabarismos com efeitos.
O estilo verdadeiro faz o oposto. Conta o mistério do desejo na simples história de um cara olhando os vizinhos com um binóculo.
E em matéria de estilo, de contar muito mostrando pouco, HITCHCOCK foi imbatível.

HUMPHREY BOGART
Bogey foi antes de tudo um grande ator. Foi o primeiro e o melhor dos estóicos: tudo nele nos diz que não iremos morrer, mas que estamos morrendo...

LOUISE BROOKS
Ela criou a imagem da inocencia perversa. Do animal sexual.
Suas herdeiras seriam Dietrich nos filmes de Sternberg; Bacall nos filmes de Hawks; Anna Karina em Pierrot e Harriet Anderson em Monika.