JUNG E O TARÔ - SALLIE NICHOLS

Não vou falar especificamente sobre o tarô, deixarei para outro post. O que prefiro dizer agora é o conceito de individuação de Jung, o modo como ele vê no tarô uma espécie de mapa de vida, uma trilha e bússola que nos auxilia no encontro de nosso EU. ---------------- EU que não deve ser confundido com Ego. Pois o Ego é algo que construímos na vida que vivemos, enquanto o Eu nasce conosco e permanece sendo ele mesmo ao infinito. O Ego é uma espécie de identidade, máscara, modo de agir, modo de ser e de sentir, algo portanto que se modifica com o tempo e o espaço, que evolui ou se encolhe. ================= O EU é o que é, e pouco importa nosso tempo ou o que fizemos, ele permanece, daí seu caráter de eternidade. pois ele não existe como algo que muda com o tempo ou que existe em certo lugar. O EU, ponto mais profundo da alma, ponto que não é ponto, pois ele se move em todo lugar e em lugar algum, é ele aquilo que nos traz paz, verdade, sossego, pois do encontro do Ego com o Eu surge a sua Individualidade. -------------------- Jung não nos ilude. Não há plano ou método para se encontrar esse Eu. O que faz a vida é a sua busca. Estamos aqui para isso, para tentar o encontrar. Estamos aqui para nos individualizar. Somos ùnicos, cada um de nós uma pessoa sem par, e o tarô exemplifica a busca, a procura e mais que isso, ele nos apresenta os personagens e as situações que vivemos em nosso íntimo. Do LOUCO, carta Zero, até a carta 25, as imagens nos mostram aquilo que enfrentamos, nossas mortes e nossas renascenças. ---------------------- Jung sabe que em mundo que cobra união, associação, todos juntos e iguais, a individuação se torna mais difícil. Ser alguém fora do grupo e fora do costume se faz ato de coragem e de estranheza, mas por outro lado, a recompensa é ainda maior. O mundo e a vida são atos de indivíduos solitários que influenciam o grupo dos não individuados. Sem a busca do EU não há ação significativa. Um mundo onde todos ficassem estáticos, conformados numa uniformidade banal, seria um mundo sem história. O sentido do tarô aponta sempre para a frente. E al fim há o Eu, o seu Eu. Único.