O NASCIMENTO DA TRAGÈDIA - NIETZSCHE ( SOBRE A DITADURA DOS ESCRAVOS )

Sempre que um aluno me pede dica de um filósofo eu indico Nietzsche. E para minha imensa surpresa, eles não o leram. Nos anos 70 e 80 todo mundo que tentava ler filosofia começava por Nietzsche e na sequência Schopenhauer. Hoje não. ------------------ Que momento glorioso, lembro ainda, foi aquela tarde, em maio de 1992, ao sol, livro emprestado da biblioteca da faculdade, lendo O NASCIMENTO DA TRAGÉDIA. Uma revelação! Eu podia então ser EU MESMO. Melhor ainda, meu desejo não era um Mal. -------------- Nietzsche antecipa Jung em mais de 20 anos. Para ele, nossa missão na Terra é a de sermos nós mesmos, desenvolver nossa potência, única, individual, ao máximo. Para isso é preciso não ser parte do rebanho, não se submeter ao grupo. Nada pode ser mais útil ao mundo de 2023 que Nietzsche. O fato dele ainda não estar sendo lacrado apenas prova que os lacradores não o conhecem. --------------- A irmã de Nietzsche, que sobreviveu até os tempos do Nazismo, fez um mal terrível ao irmão genial. Apaixonada pelo grupo dos camisas pretas, ela desvirtuou o pensamento do irmão e transformou o Super-Homem em super soldado. Nada poderia irritar mais ao filósofo do egoísmo que ver o seu indivíduo solitário ( ele não cansa de repetir que o Super Homem é um solitário ), marchar anonimamente, obediente, como um ganso de botas. Não existe no filósofo alemão a ideia de líder, de comandante, de ordem unida, de grupo seguindo um único pensamento. Por isso Nietzsche irrita tanto aqueles que acreditam em união, em ideologia, em mundo único. No pensamento de Nietzsche há apenas uma certeza: eu não sou voce, eu não preciso de voce, eu me basto. ---------------------- Para quem não o leu, neste livro ele conta o desvirtuamento daquilo que seria BOM e BELO. Para homens livres, bom é a coragem, a força, a ambição; e belo é o heroi que tem esses poderes. Para escravos, bom é a humildade, a fraqueza e a doçura e belo é quem sofre. Vem então sua denúncia aos judeus. Ele prova que até a escravidão pelos egípcios, para o povo de Moisés, bom era a força do heroi, o orgulho, o poder, e que ao se tornarem cativos, eles passam a ver como a maldade tudo aquilo que seus algozes eram: fortes e ambiciosos. Como consolo por sua situação, eles começam a idolatrar a fraqueza. O cristianismo, nascido sob a escravidão romana, faz o mesmo: tudo que simboliza o poder romano passa a ser O MAL, e tudo que é do ESCRAVO se faz O BEM. --------------- Esse pensamento me iluminou para sempre, pois jogou por terra a ideia que eu tinha de que a humildade era um bem natural. E de que a força era por natureza um mal. Nietzsche me liberou para me tornar aquilo que sou, trabalho que requer uma vida inteira. trabalho que justifica uma vida. ---------------- No mundo de 2023, onde devemos ser solidários, vegetarianos, bons, onde temos de aceitar todos e tudo ( desde que esse TODOS não seja um grupo de individualistas fortes ), mundo onde a hipocrisia do grupo tenta sufocar a força do indivíduo, onde tudo é regulado, medido e vigiado, nada é mais necessário que ler Nietzsche. Ele, se vivo, ficaria em estado de irritação profunda ao observar a parva atitude de nossos jovens de hoje e perceberia que Apolo, fingindo ser Dionisio, venceu. Pois o que vemos hoje são pessoas que PARECEM ser Dionisíacas, com seu hermafroditismo, drogas, orgias, mas que em face do estado são profundamente apolíneas, vivendo sem alegria real, condenando o individualismo verdadeiro, e pobres de força moral e física. Apolo, deus da ordem, do grupo, da razão fria, venceu Dionisio, deus do instinto, do individualismo, do desejo, do sangue e da carne. ---------------- Hoje odiamos tanto o Homem Superior, que até mesmo em simples filmes de herois o problematizamos e destruimos seu heroísmo. Podemos gostar de Batman ou de Wolverine, desde que eles sofram, sejam neuróticos, humildes, uns perdedores. O mesmo se dá com cantores, esportistas, líderes políticos. Aceitamos o fraco, o doente, a vítima, o infeliz. O forte, o alegre, aquele cheio de vitalidade nos é insuportável, pois ele joga em nossa cara a nossa covardia. ----------------- Sim meus queridos, vivemos no ocidente a pior das ditaduras: a ditadura do escravo, do fraco, do rancoroso, do covarde. Neste clima não há chance alguma para que um jovem se sinta livre para ser ele mesmo: um indivíduo que não segue ordens. Sejam ordens da moda, de um grupo social ou de seu professor. ------------- É preciso algum tipo de anarquismo. É necessário o fogo de Dionisio.