É PRECISO FAZER AS PAZES COM OS ANOS 80

Eu e o mundo precisamos nos reconciliar com os anos 80. ----------- É a década em que eu tinha 20 anos, 21, 22, e desde sempre eu gosto de dizer que foi a pior década da história. Por que? Foi mesmo? ------------- Não. Esta década é muito, muito pior, assim como pior foram os anos 2000. Na atual ditadura do feio e do incompetente, é hora de voltarmos aos moços de gel e terno Armani. O ambicioso assumido e o bonito sem culpa. Chega da hipocrisia de vender Coca Cola como produto do bem, ou uma conta em banco como ato de bondade ecológica. É hora de beber Coca porque é bom e abrir conta para tentar ficar rico. Mais verdade por favor, menos babaquice infantil. --------------- O mundo nadou em dinheiro nos anos 80, o Brasil não, temos uma vocação para ir contra a maré mundial, e por isso a beleza se tornou alvo dominante. Não se usava o feio para nivelar o homem por baixo, se almejava o belo como alavanca de consumo. E esse consumo nos fazia melhores, mais belos e mais despertos. Imbecis dizem que foi a década do cinismo, mas não, foi a mais real. Somos ambiciosos e amamos o que é rico e bonito. Cinismo? Não. Mundo real. -------------- Tempo em que tudo era visual, o que se buscava era ser ou pelo menos parecer brilhante. Não havia culpa nenhuma em ser bonito ou querer ser, e o riso, ele era geral. Podia-se rir. Rir não era humilhar ninguém. Que cada um fizesse sua piada. -------------- Eu amava esse mundo até 1984, mas então, por uma crise pessoal, passei a odiar aquele tempo. De 1985 até 1990 fui profundamente infeliz e culpei a década por um mal que era apenas meu. Tudo que me recordasse aquele tempo passou a ser deprimente. Uma década feliz, em minha mente parecia ser um necrotério. Mas...2023 é um período tão negativo que agora eu me reconcilio com 1986 ou 87. Como disse, é hora de demitir o executivo de cabelo pink e delírios sobre "mundo sem mal" e chamar os yuppies de 1982 para dar um jeito na bagunça. --------------- Exatamente como aconteceu em 1981. Os anos 70, que adoro, foram um kaos provocado por líderes pressionados a puxar o freio. O mundo quase faliu e nos anos 80 os tais hiper executivos consertaram a bagunça. Hoje o que vemos é a transfomação dos ideais dos anos 60 e 70 em lei única. O que, lógico, leva o planeta à pobreza. Hippies, freaks e poetas não sabem e não querem fazer dinheiro. Eles visam uma ideia e não acumulo de capital. Não entendem que economia não é filosofia, é ciência exata. Hora dos caras que pensam em números e não em rimas. ------------------ Sim, eu era esnobe. E minha saudade é muito maior dos anos 70, quando eu tinha 12, 13 anos, que dos anos 80, onde aos 22 eu me perdi em noites de loucura sem hora para terminar. Mas as meninas eram lindas com seus vestidos de seda vermelha e suas luvas rendadas. E eu amava meu paletó branco com meus sapatos de couro azul. Tudo era uma tentativa de ser lindo. O tempo todo. Oscar Wilde dava as cartas e se hoje parecemos bregas, pense nas roupas do cara mais famoso do RAP ou do Funk de hoje e compare com isenção. Abra uma Vogue ou Elle de 1988 e compare página por página com uma edição atual de qualquer site de moda. Voce vai entender o que digo. Não há hoje nada que lembre vagamente o tempo de Linda Evangelista. --------------- A arrogancia imperava, ser vaidoso não dava raiva em ninguém. Eramos como um bando de pavões a se exibir. O futuro parecia ter duas alternativas: o fim do mundo ou uma festa sem final marcado. Quem diria que seria uma depressão do bem? Não esqueça, em 1985, até uma banda alternativa como Smiths tinha visual vaidoso. Ninguém sairia de casa ou faria um show sem pensar horas no que usar. Camiseta e jeans? Nunca! Os anos 70 estavam mortos baby. Apolo dava as regras. Então, seja David Lee Roth ou Robert Smith, o visual e a atitude devem dizer algo sobre "um estilo só seu". Vaidade e mais vaidade. Quem imaginaria que o mundo sentiria falta desse tipo de atitude? Aquela que remete ao desejo de ter e não ao querer agradar. Nós tínhamos. Não ligávamos em agradar. Qualquer filme que mostre a classe média de então vai te surpreender: a gente tinha muita coisa: brinquedos, aparelhinhos, roupas, discos, livros, móveis, carros, coleções, uma abundancia de posses. E nem pensávamos em parecer corretos ou discretos. ------------------ A frase da Nova Ordem Mundial: Voce não vai ter nada e será feliz, em 1986 seria considerada uma sentença de morte. E ela é. Hoje fomos treinados a nem mesmo pensar no que ela significa. ---------------------------- Passo agora diante da vitrine da Chanel e vejo um vestido rosa. Me alegro. Não há nenhuma das roupas dos últimos anos. Nada de ridículos casacos de croché colorido ou calças de plástico mal costuradas. É apenas um vestido rosa que Audrey usaria. Talvez a beleza seja um bem eterno e ela renasça mais uma vez. -------------------- Sorrio.