JEFF BECK, O MAIOR GUITARRISTA DO MUNDO

Desde meus 13 anos eu lia sobre Jeff Beck na revista POP, mas não tinha como o escutar, não tocava no rádio. Então aos 17, em 1979, eu finalmente comprei meu primeiro disco de Jeff, o LP Thruth, de 1968, com Rod Stewart, Ronnie Wood e Mick Waller. O album é uma obra prima e me conquistou na primeira audição. Mas não achei que Jeff fosse o melhor guitarrista não. Eu amava Jimmy Page e pra mim, guitarrista bom tinha de solar muito e tocar alto. Nunca deixei de ouvir discos de Jeff Beck, mas só passei a entender o porque dele ser o maior recentemente, em 2019, quando finalmente ouvi sua obra em toda sua diversidade. Jeff tocava de tudo, tocava o que queria e como queria, não tinha limite nenhum. ------------- Amigo de infância de Jimmy Page, ( Page o considera o melhor entre todos os ingleses ), Jeff entrou nos Yardbirds, indicado por Page, em 1965, no posto de Clapton, que saiu para poder tocar blues com John Mayall. Nos Yardbirds, Jeff começou a desenvolver seu estilo: muita distorção, afinações orientais, a invenção da guitarra moderna. Ele incorporava ruídos, trazia agudos e graves insuspeitos, fazia Clapton parecer acomodado. E tinha visual, Jeff Beck tem e tinha a imagem do guitar player clássico, o cabelo e o rosto que seriam depois os de 80% dos guitarristas do mundo. Seus fãs vão de Joe Perry à Ron Wood, de Slash à Eddie Van Halen, de Mick Ronson à Johnny Marr. Jimmy Page e Steve Vai. ------------- O que prejudiou a carreira de Jeff era seu gênio insuportável. Ele era do tipo que mandava o cantor embora na primeira desafinada. O Jeff Beck Group foi a primeira opção para tocar em Woodstock. Não foram. Dizem que Jeff acabou com a banda na véspera do embarque. Mas Jeff dizia que não queria ser mais um dos "caras que tocaram em Woodstock" e ficaram presos nisso para sempre. A vida seguiu, Rod Stewart e Ron Wood se tornaram rock stars e Jeff em 1974 descobriu o jazz rock. ( Isso depois de tocar com Stevie Wonder em 1972 ). Blow By Blow é considerado por aqueles que não gostam de jazz rock, o único album no estilo que vale a pena. Tem hoje a fama de obra prima e eu o considero o exemplo máximo daquilo que um guitarrista pode fazer. Cheio de funk, de jazz, de groove, é despretensioso e perfeito, de uma simplicidade relaxada e com o rigor de quem sabe tudo o que se pode saber. Jeff Beck esgotava a guitarra. Sempre. Tirava dela tudo que ela tinha a dar. Sua relação com ela era sexual, era um ato de amor safado ao extremo. --------------- Depois veio o resto: albuns e mais albuns instrumentais que variam do bom ao excelente. Em alguns ele tocou rockabilly ( sempre foi fã do guitar de Gene Vincent, Cliff Gallup ), blues, old school jazz, pop music e até eletrônico. Ganhou alguns Grammys e gravou com Seal, Mick Jagger, Ozzy Osbourne e mais uma multidão de estrelas POP. Colecionador de carros antigos, preferiu sempre tocar o que teve vontade de tocar, sem forçar nada. Nunca foi uma estrela solo como Eric Clapton ( Jeff dizia que Eric sabia compor, ele nunca soube, sempre dependeu de temas de outros compositores ), nem parte de uma super banda como Jimmy Page ( tentou seguir o rumo do hard rock em 1973, como grupo Beck Boggert Appice, mas foi seu pior disco ). Jeff Beck não combinava com bandas fixas, era um lobo solitário. -------------- Ele dizia que só havia um guitarrista que ele achava ser melhor que ele mesmo: John McLaughlin ( E talvez seja mesmo ), todos os outros não. Quanto a Jimi Hendrix, sim, ele confessava ter ficado maluco em 1967 quando o viu, mas Jimi não evoluiu como o esperado e viveu tão pouco.... Jeff era uma figura selvagem e ao mesmo tempo um cavalheiro. Welll.... é, depois desses 50 anos em que ouço rock, ele é meu guitar player favorito, e isso eu escrevi por aqui alguns meses atrás. Não é porque ele morreu ontem. Meningite, veja só, meningite... Sinto que perdemos o medo de morrer quando notamos que nossos camaradas de planeta desaparecem. Vai chegar um momento em que não haverá uma só figura que eu possa chamar de "meu ídolo, meu guia, meu artista". Nos vemos um dia Jeff.