FUN HOUSE, THE STOOGES, A SIMPLICIDADE

Esqueça o primeiro disco dos Stooges. A produção de John Cale estragou o som da banda. Cale limpou as arestas, tentou fazer arte. O segundo disco, Fun House, é o artigo de verdade. Há quem o considere o maior disco de rock de todos os tempos. Lançado em 1970, somente Lester Bangs notou o que ele era: uma obra prima. É o grande disco de Iggy Pop. E isso não é pouca coisa. ------------- Hoje todo crítico elogia este petardo. A faixa um é Down on the street. Uma insistente batida de bateria e o grito de Iggy. É perigosa. É o capítulo que Jim Morrison não escreveu. The Doors com anfetamina. Come on, come on....Iggy não grita cantando como gritam Plant ou Gillan, ele grita como um grito de verdade. Down on the street é o modo mais cru possível de se começar um disco. É primal. Faixa dois é Loose. MC5 em estilo. Só que com um vocal melhor. O solo de guitarra é uma navalha no olho. Tudo aqui é sexo, tudo aqui é tara, tudo aqui é desejo em forma pura. Iggy é o louco solto. A música é primitiva. Rocknroll sem psicodelia nem arte alguma. Então, na sequência, um grito de psicótico: T.V.Eye. Paranoia absoluta. She got tv eye sobre mim. Incrível! a melodia não muda. Quem liga? Que dure! Iggy grita a letra, a bateria marcha, a guitarra esparrama rajadas de metralhadora, o baixo dá o tom de fuga pelas ruas. Iggy perde o controle: não é forçado. Ele está doido. Depois tem Dirt que é uma daquela faixas longas e confessionais que os Doors faziam. Sim, Iggy era fã dos Doors, quem não era? Mas ele aumenta a coisa. É menos jazzy e mais punk, é mais suja e menos literatura ( o erro de Morrison, fazer literatura todo o tempo ). Dirt é uma maravilha hipnótica. 1970 vem agora. Kaos total. Aqui o ponto zero do punk rock. Ano de 1977 antecipado. Adoro o vocal de Iggy no disco todo, ele nunca mais cantaria assim. Fun House usa saxofone. Talvez o sax mais rocknroll da história do rock. Iggy insiste a faixa inteira em dizer que feel all right. Heroína. Esta faixa é uma obra prima. Talvez o ponto mais elevado de Iggy. O vocal é desafiador, sentimos que ele está realmente indo ao limite. As cordas vocais estão sendo destruídas. O sax está sendo destruído. A bateria está sendo destruída. Tudo aqui é destruição. E depois só poderia vir L.A. Blues, uma faixa impossível de ser escutada. Gritos como jamais gravados.----------------- Tantos anos depois FUN HOUSE continua sendo uma pedrada punk na mente de quem escuta. Melhor disco do rock? Não. Único disco do rock seria mais correto.