BOOTSY? BOOTSY COLLINS

Bootsy Collins era quase uma criança quando foi tocar baixo na banda de James Brown. Era 1970. E ficou apenas um ano lá. Brown sentiu ciúmes, as pessoas gritavam Bootsy nos shows. Mesmo assim o baixista deixou sua marca para sempre. A criação daquilo que passou a se chamar FUNK. BOOTSY? é o disco de 1978 que mais vendeu de Bootsy e sua banda. Recém saído do grupo de George Clinton, o outro arquiteto do estilo, as paradas de black musica se viram numa disputa acirrada entre os discos de Clinton e de Collins. Mas....como é esse som? ----------------- Tanto Clinton quanto Bootsy usam imensas massas de som. Três bateras, dois baixos, três guitarras, dois teclados, percussão, metais, vocais, tudo muito, tudo over. O ritmo é estranhamente lento, pesado, quase se arrasta. O refrão é quase que a música inteira, o ritmo persiste, há quase nenhuma variação. As faixas são longas, muito longas. E eu...eu realmente não sei se gosto ou me decepciono com tudo isso. Prince pegaria essas influèncias e faria melhor. Ele limparia o som de seus excessos e aceleraria o ritmo. E principalmente daria mais poder a percussão. -------------- Sim, pois o problema aqui, tanto em um como em outro, é a escolha de mixagem. O som é como uma massa sonora, uma sopa de som, uma mistura onde não há destaque para ninguém. A bateria fica lá no fundo, sufocada por tudo quanto é som. É uma orquestra. Um conjunto sonoro. Eu penso ser excesso de maconha. Pouca música é mais maconheira que o funk de Bootsy. Seu vocal é aquilo que Snoop Dog fez depois, a voz do chapado. --------------------- Por outro lado...é interessante esse som. Ele é cheio de ideias e é por isso que tanta gente bebeu aqui. O maior baixista do mundo, Flea, copiou tudo daqui. Mas não só ele. Difícil achar algum baixista pós 1980 que não ame Bootsy. BOOTSY?, este disco que agora ouço, é sempre frustrante e sempre interessante. Uma mistura. Um cigarro. Uma fumaça. Que pulsa.