PORQUE VOCE NÃO GOSTOU DE CIDADÃO KANE ( E DE TANTOS OUTROS FILMES )
Vejo Cidadão Kane pela terceira vez. Na primeira vez eu odiei. Na segunda percebi porque ele é famoso. Ontem adorei. Kane é vítima de sua fama. Ninguém vê um filme que é chamado de maior filme da história sem se decepcionar. ----------------- Quase todos os filmes que tinham a fama de obras primas me decepcionaram na primeira vez. O processo é perverso: Voce assiste esperando uma epifania, voce assiste comparando com seus filmes favoritos, querendo que a tal obra prima te emocione muito, que te abra janelas. Isso não acontece. Voce fica com raiva. Fim. -------------- Os únicos dois filmes que não me decepcionaram foram Oito e Meio e Fanny e Alexander. Vi os dois já sabendo de sua fama e senti estar diante daquilo que deles falavam. Já filmes que hoje adoro, filmes famoso e considerados históricos, como Morangos Silvestres, O Atalante, Sete Samurais, só me conquistaram na segunda assistida. Vistos uma vez e livres da imensa expectativa, eles se mostraram como são. Lindos. ---------------- Rastros de Ódio e Vertigo foram amores a primeira vista, mas foram vistos como bons filmes, apenas isso. Quando os vi nos anos 80 eles ainda não tinham a fama mitológica que têm agora. ------------------ Aliás diretores como Ford, Hawks, Hitchcock demoram a ser apreciados como devem. É preciso primeiro tirar deles a capa de elogios e de análises exageradas. Devo ainda dizer que a primeira vez que vi The Red Shoes achei quase insuportável. Hoje é meu filme de cabeceira. -------------------- Kane começa com os cinco minutos mais bonitos da história. Greg Tolland, o fotógrafo genial, filma a grade do portão de Xanadu. Funde com a fachada. Com vários takes. E faz desse início uma aula de expressionismo. Detratores dizem que Welles roubava o crédito de seus colaboradores, mas nunca vi um diretor colocar o nome do diretor de fotografia em destaque tão grande. Nos créditos finais o nome de Tolland está ao lado do diretor. -------------- Kane é importante por dois fatores que não são pouca coisa: Usa tudo que o cinema tinha inventado até então e antevê tudo que seria feito depois. E traz o diretor como interesse central do filme. Pela primeira vez não se via um filme pela história ou pelo ator, se assistia com a expectativa daquilo que Welles iria criar na cena seguinte. E ele não para de inventar. O filme inteiro é uma invenção. ---------------- Por fim, em tempos de fake news, é urgente ver um filme que fala do poder da imprensa. Kane cria fatos. Kane constroi famas. Há uma frase definitiva: O que eu colocar em manchete passa a ser o assunto mais importante. Não importa se for relevante ou não. ------------------------- Melhor filme da história? Talvez.