O SÉTIMO SELO. UM FILME QUE VOCE NÃO DEVERIA VER.
Sempre que algum jovem cinéfilo quer ver UM Bergman, ele se aproxima do SÉTIMO SELO. O que é um erro. Erro tão bobo como querer conhecer cinema francês assistindo Godard. Assim como Godard está longe de ser o melhor da França, procure ver Jacques Becker, Jean Pierre Melville ou Henri Georges Clouzot; O SÉTIMO SELO não é o melhor Bergman. Em minha vida, não fica nem entre os 10 melhores do sueco. -------------- Ao contrário dos criticozinhos eu explico o meu motivo e não emito apenas uma sentença. Este filme não está entre os melhores, embora seja um filme muito bom, por ser didático. Artificial. E isento de emoção verdadeira. ------------- Escrevi que Bergman consegue ser um dos poucos diretores que nos faz entrar na idade média. Pelo menos um tipo de era medieval possível, do tipo que parece real sem forçar no pseudo realismo. Aqui não. Tanto o cavaleiro como o escudeiro são homens do século XX. Nada há neles, seja em atitude, seja em pensamento, que lembre vagamente aquilo que seria um ser medieval. Eles se auto analisam, eles refletem com distanciamento. Isso não existia naqueles tempos. Não existe nem em Chaucer e nem em Bocaccio. Tudo então tem o clima de uma lição de moral, de filosofia, de modo de ser. Cada personagem é explicitamente uma única voz: Bergman. É um filme de arte naquilo que filmes de arte têm de pior: panfletagem. --------------- Woody Allen ama este filme por ser o mais simples dos filmes de Bergman. Como nos filmes de Allen, tudo é simplificado. Bergman nos diz: A vida é isso. E pronto. Tá dito. Não há sutileza. Não há o "talvez". Bergman fez um filme que afirma. Por isso seu sucesso. Ao contrário de filmes enigmas como O ROSTO ou NOITES DE CIRCO, aqui tudo é claro. --------------------- Esquematismo? Sim. A turma dos atores mambembes faz parte do mesmo problema. São pessoas da Suecia dos anos 50. ------------- Por favor, não pense que eu não goste do filme. Não estou aqui a criar problema para parecer original. Gosto do filme. Como não gostar das cenas icônicas e de um ator como Max Von Sydow? O que digo é que ele não é um dos melhores Bergman. Não possui o piscar de olhos de seus melhores filmes. Não nos engana, é apenas o que parece ser. ------------------------ Então não veja este filme se voce quiser conhecer Bergman. Vá de JUVENTUDE. O ROSTO. NOITES DE CIRCO. Para começar a conhecer o melhor Bergman, estes são os caminhos ideais.