EMANUEL AX TOCA HAYDN

Meu crítico favorito de música diz que, para alguém que possui algum conhecimento musical, é impossível confundir Haydn com Mozart. Eu, durante muito tempo, não percebia muita diferença entre os dois. Mas agora, e ouvindo este cd isso ficou bem claro, percebo que, como diz o autor, Carpeaux, Haydn é do período clássico, um pré-romântico, enquanto Mozart é anterior. Em Mozart não há nada de revolucionário, ele é mestre naquilo que já havia; Joseph Haydn cria formas novas e se torna assim um inovador. Ironia: o mais calmo e pacato dos homens foi um inovador em sua arte. -------------------- O que ouço são 5 sonatas para piano. Ax é considerado um dos maiores pianistas deste século. O som brilha. Haydn nunca é trágico. Sua música, clara, sempre revela o caráter que dizem ter Haydn: ela é bondosa. De tudo que já ouvi, ninguém parece tão isento de maldade, ironia, agressividade ou vaidade como Haydn. Sua música sempre transmite correção. É dificil explicar em palavras, mas é como se mesmo em temas melancólicos, houvesse em sua música sempre a certeza do bem. Não em seu sentido de igreja, mas no sentido de que a vida é boa e os homens são bons. Haydn, voce sabe, abriu o caminho para a vinda de Beethoven, logo a seguir e quase ao mesmo tempo. E nós sabemos, com Beethoven estamos no domínio do terrível. Ouvir os dois em sequência é ir da luz ao escuro sem perder o sublime. Não fiz esse experiência ainda.