AFINAL: O QUE É SINCRONICIDADE?

Sempre, desde criança, houve em mim uma sensação estranha. Vou tentar a descrever de um modo bem simples, sem poetizar, embora esta sensação faça parte do que chamamos de poesia, forma fácil de colar rótulo naquilo que deixa nossa razão confusa. Pois bem: Deitado em minha cama, no meu quarto azul, eu tinha a nítida sensação de que por detrás da parede que dava para a cozinha, havia um compartimento secreto, um local da casa que ninguém conhecia, onde ninguém jamais havia estado, e mais, lugar que somente eu suspeitava existir. Cedo em minha mente, esse é apenas um exemplo, se criou a ideia de que NOSSA MENTE CRIA AQUILO QUE CHAMAMOS DE REALIDADE. O mundo real, o mundo dos fenômenos dos sentidos é uma escolha. Explico melhor. ---------------------- Quando saio à rua e vejo uma rua eu tenho duas escolhas: andar á esquerda ou a direita. Uma rua serve para isso, e apenas para isso. Pois eu te digo, uma criança ainda não DOMESTICADA, verá na rua a possibilidade de ir em qualquer direção. Ela achará invadir um quintal ou entrar num bueiro escolha tão válida como esquerda ou direita. NOSSA MENTE CRIA A REALIDADE DA RUA COMO ACHAMOS QUE ELA É E DEVE SER. No ponto mais extremo, nossa mente acredita que A REALIDADE É A PALAVRA E APENAS A PALAVRA. A VIDA É UM TEXTO E LINGUAGEM TEM REGRAS FIXAS. O que não é texto não existe. ---------------- Quando um físico olha a realidade ele a olha dentro das regras de física, e mesmo os aparelhos por ele feitos serão conforme sua mente. O mesmo se dá em qualquer outra ciência, e por isso a realidade última, aquela pura e simples nos é inalcançavel. Vemos o mundo de acordo com os conformes de nossa mente. Não olhamos o céu como ilimitado espaço, mas sim como um azul com nuvens. Mas mesmo o ilimitado espaço é uma criação de nossa mente, pois talvez ele seja algo que não conseguimos captar. ------------- O mundo do meu cão me é completamente distante. Ele reage a mim e eu a ele, mas o universo onde ele vive é outro. ------------- Vou dar agora um salto: falarei de história, okay? ------------ Nós, que moramos nas Américas e na Europa temos um grande trauma. Éramos povos, seja voce negro africano, celta alemão ou indio dos Andes, que vivíamos dentro de um certo universo. Falarei dos celtas, meus antepassados, mas isso serve a qualquer um que tenha sofrido esse salto traumático. -------------- Pois bem...lá está meu tatatatataravô. Ele vive no bosque. Sente que as árvores têm alma. Sacrifica humanos aos deuses da guerra. Ama a luta e a coragem. Morre aos 30 anos, em combate. Tem xamãs que lhe ditam imagens. Se guia por presságios. Vê naquela rocha a alma de seu antepassado. Dentro desse mundo, não importa valor aqui, há uma história. Talvez, após séculos e séculos, esse homem se tornasse outra coisa. Talvez ele passasse a odiar a guerra ou a ter vinte esposas. Talvez ele cultuasse os mortos ou então os negasse. O certo é que ele CRIARIA SUA HISTÓRIA E COM ELA SEU UNIVERSO. Mas um dia lhe foi cortada essa história. Uma cultura e uma fé ESTRANGEIRA lhe foi imposta. Uma LÍNGUA alienígena ensinada e exigida. Eis o trauma. Sua história sofreu um aborto. -------------- Mas esse CELTA não morre porque nada morre no mundo. Antes se adapta. A guerra permanece, mas sem o caráter de dever ou de cerimônia. A magia se conserva, como astrologia, busca por religiões não oficiais, drogas que criam visões, arte fantástica. Mas observe: tudo é jogado no QUARTO OCULTO, e é isso o INCONSCIENTE COLETIVO. Mundo onde a língua não tem acesso porque ele é iletrado. Onde o tempo nada modifica, pois ele não faz parte da história. Mundo imortal pois está preservado em sua morte que não foi morte, foi antes um ocultamento. ---------------- É nesse inconsciente arcaico, eterno, que se dá a SINCRONICIDADE. Pois se nossa razão se ocupa do AQUI E DO AGORA, DO PARA QUE E DO POR QUE, o inconsciente vive no ISTO É. E assim, nossa mente, que seleciona e cria a realidade perceptível, é pega desarmada pelo inconsciente, que lhe assalta e joga na cara AQUILO QUE É NOSSO E AO MESMO TEMPO NÃO É. -------------------- Complicado? Palavras não servem aqui. Então falarei do sonho que tive ontem.No SONHO eu havia conseguido um diamante. Uma pedra do tamanho de um ovo. Não havia a comprado, tinha ganho. Então encontrava minha namorada e dizia à ela que não eram aneis, que não ia casar com ela, era um diamante só meu, valioso. Surge então uma outra mulher, mais bonita, formando-se assim um triângulo. A minha namorada se torna alguém menos atraente. Fim do sonho. Nada demais não é? Será? Logo esqueço do sonho e vou ao trabalho. De volta pego um gibi do Fantasma para ler. Na história, 3 ladrões roubam o tesouro do Fantasma. Baús e sacos cheios de diamantes. Nesse momento recordo o sonho. Acho engraçado a coincidência. Durmo e no dia seguinte pego um livro para ler. Logo no início é narrado um sonho onde o heroi pega um diamante de uma árvore. Eis a sincronicidade. ------------------- Como acontece? Mera coincidencia? Estatisticamente qual a probabilidade de eu pegar um gibi e um livro, em sequencia, com diamantes como tema? --------------- Segundo Jung, meu inconsciente coletivo me guia a encontrar aquilo que DEVO ver. Ele cria a minha realidade. Ele sonhou e ele sabia que aquele gibi e aquele livro me convinham naquele momento. Parece magia? É MAGIA bebê. -------------- Nada na vida é por acaso. Cada encontro e cada fato faz parte de uma sincronia de eventos, eventos que não temos como entender racionalmente, mas que apreendemos por intuição. Ninguém entra em sua vida sem ter nenhuma afinidade com seu destino, voce não dá um passo sem a autorização de seu inconsciente. Melhor dizendo, sim, voce vai ao trabalho por ato racional e de vontade consciente, mas é seu inconsciente que a longo prazo, DIA A DIA, lhe guiará para o desastre ou o sucesso espiritual. Simples observar alguém bem sucedido que se dirige inconscientemente à falência. Simples ver uma pessoa apaixonada plantar a desarmonia dia a dia. O CELTA feroz, o iletrado guerreiro se manifesta sempre. E seus desejos nem sempre são os seus. ---------------------- Espero ter sido entendido.