A MEMÓRIA É UM TROÇO BEM ESQUISITO....E A ESCOLA QUE O ALUNO QUER

Trabalhei nas duas primeiras escolas onde estudei. Vamos chamar uma de Ag e a outra de Ar. Na Ag estudei dos 6 aos 9 anos de idade, e na Ar, dos 10 até os 16. Agora vem a minha surpresa: na Ag eu sinto um zilhão de memórias afluindo sem parar, enquanto na Ar, onde estudei mais velho e mais tempo, nada surge na minha memória. ----------- Um dos erros, vários, dos maus psicólogos é achar que aquilo que ele viveu é regra comum. Então seria fácil eu dizer agora que todo mundo tem mais memórias duradouras quando tem 8 anos de idade ( o que seria uma baboseira sem fim ). Sei lá porque eu não recordo quase nada na Ar. Talvez tenha sido um tédio ou talvez, o que é provável, no tempo em que estive na Ar minha vida mais importante acontecia fora da escola, enquanto nos meus 7, 8, 9 anos, era na escola que tudo acontecia. ---------------- Uma das coisas que mais destroi a educação no Brasil é esse medo que todo professor tem de desagradar os pais. E o maior pavor é enfrentar um pai reclamando que a escola "usou" seu filho. Hoje eu chamei um grupo de 40 alunos voluntários e os fiz carregar cadeiras e mesas velhas por 3 andares. " Vamos lá jovens! Com calma e tranquilidade". Até algumas alunas resolveram ajudar. Ao final do trabalho, todos cansados, vieram me agradecer pela atividade e dois deles até disseram que queriam ser como eu quando crescessem. ------------ No Japão alunas limpam o banheiro delas mesmas, aqui não se pode pedir para um aluno limpar sua mesa. Seria um "abuso". O que eu percebo é que a molecada ansia por fazer coisas, usar a imensa energia física que eles têm para despender. E para isso eles querem, muito, um adulto que os ajude a dar uma direção a essa energia. Escola é uma coisa cruel. Voce obriga uma pessoa, no auge da curiosidade e da força, a ficar horas e horas sentada. Faça-as fazer coisas. Faça-as fazer algo que dê um resultado imediato. Não tema dar ordens ( ordenar não é brigar, seja firme sem nunca perder o controle interior de si mesmo ). Jovens precisam de um porto, de uma rocha, de uma ilha. Seja.