PRESTON STURGES, UM CINEASTA CULT QUE VOCE DEVERIA CONHECER
Preston Sturges era o Professor Pardal. Ele ia aos estúdios da Paramount de pula-pula. Era um tipo de inventor doido de artefatos práticos nada práticos, e fazia filmes muito, muito inventivos. Aliás, por falar em invenção, existem dois tipos de cineastas inventores, aqueles que criam angulos de câmeras ou efeitos visuais esquisitos, e os que inventam situações inusitadas. Preston era do segundo tipo. Isso porque ele escrevia seus filmes. Como Hitchcock ou Billy Wilder, seu grande prazer era escrever. Filmar era fácil demais. ----------------------- Seu auge foi curto, muito curto: 1939- 1948. Nesse anos ele chegou a fazer dois filmes por ano. Nesse tempo, um mesmo cara escrever e dirigir um filme era algo muito, muito raro. Só Billy Wilder, John Huston e Orson Welles faziam isso. Os diretores mais poderosos, Hawks, Ford, Hitch, Wyler, davam muitos toques nos roteiros, mas nunca colocavam seus nomes como autores do roteiro. Tudo era bem dividido. -------------------- Preston Sturges nasceu bem rico e morreu pobre, em Paris, totalmente esquecido. Seu revival foi nos anos 90. Sua onda passou com apenas um filme ruim. Bebida e inveja acabaram com ele. ------------------ Acabo de rever 4 filmes dele ( por favor, não confunda Preston Sturges com o ótimo diretor de westerns e filmes de guerra, John Sturges ). LADY EVE tem uma heroína que é realmente mal caráter. falsa filha de um velho ladrão. Eles aplicam um golpe em um rico ingênuo: Henry Fonda. Barbara Stanwyck é a heroína. Há um Eric Blore viadíssimo escorrendo graça. O filme tem o estilo mais gritante de Sturges: fantasia. Mas essa fantasia pode às vezes trazer uma moral muito real. Como em CONTRASTES HUMANOS, Sullivans Travels em inglês. Este sim, uma obra prima. Nele, um diretor de cinema, rico e famoso, se cansa de fazer filmes engraçados. Resolve ser hora de fazer um filme sociologicamente relevante. Frases surgem que revelam a filosofia de Sturges: " Pobres não gostam de filmes sobre pobres, pois eles já sabem tudo sobre a pobreza. Quem gosta de filmes de pobres são aqueles que não vivem nela". Quem diz isso é um produtor, mas o diretor, idelista, resolve largar tudo e viver 15 dias como pobre. O filme se torna uma montanha russa de cenas e personagens. Ele simplesmente não consegue e não pode ser pobre, pois há sempre uma rede de relações que o protege. Joel McCrea, que depois seria um dos mais famosos cowboys, está excelente. Veronica Lake está mais viva que o costume. O filme que este diretor, Sullivan, iria fazer se chamaria O BROTHER WHERE ARE THOU, o título do filme dos Irmãos Coen de 2002. Os Coen fizeram o filme que o diretor deste filme teria feito. Uma homenagem esperta a dos irmãos. O final deste filme é uma aula de sabedoria. ----------------- Reassisti também NATAL EM JULHO, filme com Dick Powell sobre um cara pobre que gasta dinheiro sem o ter, crendo ter ganho um concurso de slogans. Um filme brilhante, onde toda a atenção está nos personagens. São pessoas críveis dentro de uma história incrível. Sturges tinha o dom de criar. Por fim, PALM BEACH STORY, sobre uma esposa, Claudette Colbert, que larga o marido pobre, Joel McCrea, porque estando juntos eles sempre serão pobres. Ela seduz um milionário, Rudy Vallee, enquanto o marido é seduzido pela irmã do milionário. Aqui Sturges enlouquece totalmente. O filme á completamente irreal. Uma imensa diversão. Descubra Preston Sturges.