UM SONHO DE FILME

Um amigo meu assistiu Great Expectations e sentiu o clima de sonho que ele tem. Ele me pede indicação de livros que tenham esse mesmo clima. Difícil indicar. Nossos sonhos são visuais e o cinema consegue evocar esse aspecto onírico com muito mais facilidade. Os Mortos de Joyce pode ter o clima sonhador para mim, mas não para ele. Em filmes a coincidência de todos terem o mesmo tipo de experiência apresenta maior probabilidade. As imagens já estão lá, prontas para serem provadas. Muita gente boa diz que o cinema mudo tem esse ar de sonho. Que eles são uma espécie de inconsciente pop. Aurora de Murnau e A Carruagem Fantasma de Sjostrom são sonhos já sonhados. Assistir é ver uma paisagem que parecia ter sido nossa desde sempre. Os filmes franceses dos anos 30-40 têm esse poder onírico. Os Visitantes da Noite de Carné e Orfeu de Cocteau são sonhos em luz e som. Há muito mais, mas cito o que me ocorre agora. Na Inglaterra da mesma época há uma disposição enorme ao sonho. The Red Shoes de Powell nunca parece real. Aliás, esse é um diretor que parece elaborar tudo dentro de nosso mundo irreal. E verdadeiro. Cul de Sac de Polanski me ocorre agora. É tão sonhador como também é qualquer Tarkovski. E é estranho observar como o cinema italiano tem pouco esse jeito de sonho. O país me parece realista em cinema, sempre. Mizoguchi, no Japão, tem muitos filmes que parecem sonhos acordados, e já assisti diversos filmes de samurai, dos anos 60, que são como um mundo alternativo. Bem....já há uma lista aqui. Bons sonhos.