GIGANTES DA FÍSICA - RICHARD BRENNAN

   Brennan, físico e escritor, pega oito físicos centrais e conta suas biografias e explana o que descobriram. O estilo é agradável, mas para quem, como eu, já se aventurou no assunto, ele pode ser cansativo. Se voce nunca leu nada sobre o assunto, eis um começo.
  Newton, Einstein, Planck, Bohr, Rutherford, Heisenger, Feynman e Gell-Mann, são esses os oito. Lista arbitrária, claro, pois se os quatro primeiros não podem ser esquecidos, onde estão Pauli ou De Broglie?
  Não me darei ao trabalho de aqui explicar nada, dou apenas duas pistas:
  1- Vivemos no mundo da física de Newton e até na polícia isso de revela. Mundo onde toda ação enseja uma reação proporcional.
  2- O mundo quântico só se aplica ao mundo muito, muito pequeno. Então não tente falar em mundo paralelo, ausência de sentido, realidade invisível em nosso mundo cotidiano.
  De qualquer modo o mundo Einsteiniano é nosso e olho minha cadela e, como diz a relatividade, sei que ela é energia, que eu sou energia, e que essa energia irá um dia se transformar, e permanecer a mesma quantidade de energia para sempre. Massa não se faz energia, ela é energia. Tudo o que voce vê, faz e sente são fluxos de energia. E energia são feixes, ondas que se movem. Isso não é física quântica, é relatividade. A física sub atômica é bem mais perturbadora e dela nem quero tentar falar.
  ( Mundo tão pequeno que ele tem o tamanho de minha unha em relação à Júpiter ).