GAUGUIN, VIAGEM AO TAHITI de Edouard Deluc com Vincent Cassel
Adivinha só...acertou! Uma bio de Paul Gauguin que o transforma num tipo de Cristo sofredor. Argh! O romantismo nunca vai morrer, continuamos a ver artistas como mártires sofredores. Neste filme medíocre, Gauguin sofre mais que Van Gogh. Tudo pela arte! Na verdade Gauguin era um pedófilo perdulário aproveitador e bem mentiroso. No filme até as taitianas estão vestidas e têm mais de 25 anos de idade. ( Elas andavam nuas e tinham 13 ). Vivemos um tempo hipócrita.
TERMINAL de Vaughn Stein com Margot Robbie, Mike Myers e Simon Pegg.
Talvez seja o pior filme da história do cinema. É um mix do pior de Tarantino com o pior de Guy Ritchie e doses de sobras de Rodriguez. É nojento. É burro. É imbecil.
MATADOURO CINCO de George Roy Hill com Michael Sacks e Ron Leibman
Escrevi por aí sobre este filme. Filmagem de uma história de Kurt Vonnegut Jr, ele é absolutamente moderno e completamente instigante. Fala das idas e vindas no tempo de um derrotado, um loser total. O filme é lindo e tem um retrato da segunda guerra duro e sem firulas. O filme nos pega e não o esquecemos. Por ele, volto a dar notas. 9.
NO MUNDO DE 2020 de Richard Fleischer com Charlton Heston.
No mundo do futuro vemos um policial mudar de lado e começar a questionar o mundo onde vive. Não é um grande filme, mas é interessante. O final é triste pacas. Nota 5.
REPO MAN de Alex Cox com Emilio Estevez e Harry Dean Stanton.
Caramba! Difícil falar deste filme. Ele tem o pior dos filmes cult e o melhor dos filmes jovens. De ruim: falas horrendas, críticas à sociedade banais e óbvias, atores mal dirigidos. De bom: algumas cenas acidentais que funcionam de modo original e livre. São dois caras que recuperam carros que não são pagos pelos donos. O filme começa mal e melhora quando enlouquece de vez. Nota 6.
COLOSSUS de Joseph Sargent com Gordon Pinsent e Susan Clark.
No futuro, 1980, o filme é de 1970; um super computador passa a tomar conta da politica militar de EUA e URSS. Eu achei o filme frio e os cenários bobos. Mas hoje ele tem fama de cult. Sargent é o diretor de Sequestro do Metrô, ele está sendo reavaliado nos dias de hoje. Nota 4.
PHASE IV de Saul Bass com Nigel Davenport e Michael Murphy.
Saul Bass dirigiu só este filme. Ele, em 1974, ano desta produção, já era famoso como o desenhista de produção e de títulos mais genial de Hollywood. Fizera esse trabalho em Psicose, Vertigo, Dr Fantástico, e mais uma montanha de clássicos feitos entre 1955-1972 . E então lança este pequeno clássico. Há uma explosão estelar e as formigas na Terra passam a se comportar de modo estranho. O filme, frio, lento, seco, simples, ainda provoca medo. E faz algo de muito perturbador: nos deixa olhar o planeta como se nós não fossemos a espécie mais importante. É um filme muito, muito original. Nota 7.
IMPÉRIO DO CRIME de Joseph Lewis com Cornel Wilde e Richard Conte.
Policial contra mafioso. Entre os dois, uma mulher. Não envelheceu um dia este filme escuro e muito, muito sexy. Na verdade tudo gira ao redor do desejo pela mulher. A fotografia é uma das mais inventivas da história do cinema. É um desses filmes obrigatórios. Nota 9.
MOEDA FALSA de Anthony Mann com Dennis O'Keefe.
Por falar em fotografia, John Alton fez deste filme uma aula de como criar grandes cenas com poucos recursos. Um belo filme noir! Nota 7.
NAS GARRAS DE FATALIDADE de Alberto Cavalcanti com Sally Gray e Trevor Howard.
Cavalcanti, brasileiro do Rio, de família tradicional, é ainda o diretor de cinema com melhor carreira fora do Brasil. Nos anos 40 fez filmes na Inglaterra, antes estivera na França e depois filmaria na Alemanha. Que bom filme este!!!! Mostra uma rede de bandidos em Londres. A cidade parece de pesadelo e o filme tem suspense de sobra. ( Só as cenas de briga são muito ruins ). Nota 7.
Adivinha só...acertou! Uma bio de Paul Gauguin que o transforma num tipo de Cristo sofredor. Argh! O romantismo nunca vai morrer, continuamos a ver artistas como mártires sofredores. Neste filme medíocre, Gauguin sofre mais que Van Gogh. Tudo pela arte! Na verdade Gauguin era um pedófilo perdulário aproveitador e bem mentiroso. No filme até as taitianas estão vestidas e têm mais de 25 anos de idade. ( Elas andavam nuas e tinham 13 ). Vivemos um tempo hipócrita.
TERMINAL de Vaughn Stein com Margot Robbie, Mike Myers e Simon Pegg.
Talvez seja o pior filme da história do cinema. É um mix do pior de Tarantino com o pior de Guy Ritchie e doses de sobras de Rodriguez. É nojento. É burro. É imbecil.
MATADOURO CINCO de George Roy Hill com Michael Sacks e Ron Leibman
Escrevi por aí sobre este filme. Filmagem de uma história de Kurt Vonnegut Jr, ele é absolutamente moderno e completamente instigante. Fala das idas e vindas no tempo de um derrotado, um loser total. O filme é lindo e tem um retrato da segunda guerra duro e sem firulas. O filme nos pega e não o esquecemos. Por ele, volto a dar notas. 9.
NO MUNDO DE 2020 de Richard Fleischer com Charlton Heston.
No mundo do futuro vemos um policial mudar de lado e começar a questionar o mundo onde vive. Não é um grande filme, mas é interessante. O final é triste pacas. Nota 5.
REPO MAN de Alex Cox com Emilio Estevez e Harry Dean Stanton.
Caramba! Difícil falar deste filme. Ele tem o pior dos filmes cult e o melhor dos filmes jovens. De ruim: falas horrendas, críticas à sociedade banais e óbvias, atores mal dirigidos. De bom: algumas cenas acidentais que funcionam de modo original e livre. São dois caras que recuperam carros que não são pagos pelos donos. O filme começa mal e melhora quando enlouquece de vez. Nota 6.
COLOSSUS de Joseph Sargent com Gordon Pinsent e Susan Clark.
No futuro, 1980, o filme é de 1970; um super computador passa a tomar conta da politica militar de EUA e URSS. Eu achei o filme frio e os cenários bobos. Mas hoje ele tem fama de cult. Sargent é o diretor de Sequestro do Metrô, ele está sendo reavaliado nos dias de hoje. Nota 4.
PHASE IV de Saul Bass com Nigel Davenport e Michael Murphy.
Saul Bass dirigiu só este filme. Ele, em 1974, ano desta produção, já era famoso como o desenhista de produção e de títulos mais genial de Hollywood. Fizera esse trabalho em Psicose, Vertigo, Dr Fantástico, e mais uma montanha de clássicos feitos entre 1955-1972 . E então lança este pequeno clássico. Há uma explosão estelar e as formigas na Terra passam a se comportar de modo estranho. O filme, frio, lento, seco, simples, ainda provoca medo. E faz algo de muito perturbador: nos deixa olhar o planeta como se nós não fossemos a espécie mais importante. É um filme muito, muito original. Nota 7.
IMPÉRIO DO CRIME de Joseph Lewis com Cornel Wilde e Richard Conte.
Policial contra mafioso. Entre os dois, uma mulher. Não envelheceu um dia este filme escuro e muito, muito sexy. Na verdade tudo gira ao redor do desejo pela mulher. A fotografia é uma das mais inventivas da história do cinema. É um desses filmes obrigatórios. Nota 9.
MOEDA FALSA de Anthony Mann com Dennis O'Keefe.
Por falar em fotografia, John Alton fez deste filme uma aula de como criar grandes cenas com poucos recursos. Um belo filme noir! Nota 7.
NAS GARRAS DE FATALIDADE de Alberto Cavalcanti com Sally Gray e Trevor Howard.
Cavalcanti, brasileiro do Rio, de família tradicional, é ainda o diretor de cinema com melhor carreira fora do Brasil. Nos anos 40 fez filmes na Inglaterra, antes estivera na França e depois filmaria na Alemanha. Que bom filme este!!!! Mostra uma rede de bandidos em Londres. A cidade parece de pesadelo e o filme tem suspense de sobra. ( Só as cenas de briga são muito ruins ). Nota 7.