ENSAÍSTAS INGLESES, NA CAÇA DE LIVROS RAROS

   É sempre uma grande prazer caçar um livro raro. Dizem que o homem que caça livros, discos ou pinturas raras está sublimando seu instinto de caçador. Ou de Don Juan. Eu tenho fé em que caçar um livro é caçar um livro. Pensar em sublimação é sublimar a realidade.
  Entro na livraria e vou aos livros raros, velhos, sem reedição. Pego um volume de 1950, capa dura e em excelente estado. Ele trás uma coletânea de ensaístas ingleses. Onde mais eu acharia em português autores como o Dr. Johnson, Addison, Ruskin ou Pater? A tradução é ótima e os textos escolhidos excelentes. Começa com Bacon, segue por Cowley, Fielding, MacCauley...textos que variam entre humor e política, história e crítica de arte.
  Destaco Steele com O Café, retrato delicioso sobre os cafés do século XVIII em Londres. Fielding brilha no Ensaio sobre o Nada, onde ele demonstra o valor do Nada. Hume dá conselhos de como se escrever bem, e Hazlitt fala do mal de se ter alcunhas. Carlyle ataca a ópera, a chamando de vulgar, tola e vazia; mas é Thomas Macauley que domina o livro com suas 100 páginas sobre Frederico, o grande. Uma soberba história sobre este conquistador do século XVIII, rei que ergueu a Prussia contra a França, Austria e Russia. Um texto histórico que informa, eleva, tem suspense, ritmo e erudição.
  Voce que me lê talvez nunca tenha ouvido falar em Macauley. Ou mesmo no Dr. Johnson. Sem problema. Saiba que antes dos anos 60 e do desconstrutivismo, esses eram autores obrigatórios para aqueles que estudavam a cultura em lingua inglesa. Saíram de moda, e hoje talvez apenas Fielding e Bacon são estudados fora da Inglaterra. Uma pena. Estes textos, todos, exalam cheiro de cultura, de conhecimento, solidez e um tranquilo bom senso. Bela aquisição.