LER LENDO

  Ando fazendo curso sobre Hesíodo. Não é fácil. Os gregos e os persas não ficavam quietos. Era guerra o tempo todo! Gente que conspira, que invade, que rapta, deuses que são da guerra, da intriga, ciumentos. Mas não é disso que falo aqui. O professor diz que gregos liam em voz alta. Sempre. A leitura calada, íntima, seria para eles algo completamente absurdo.
  A vida era então toda compartilhamento. Viver em intimidade, ter uma vida secreta, fazer algo em segredo, eram conceitos e hábitos inexistentes. Tudo era em grupo e na comunidade. Inclusive a leitura.
  A partir do século XVII começa a leitura calada, de boca fechada. Ler para voce e não para o outro. Começa então a caminhada rumo ao intimo, ao secreto, ao eu e o mundo como separação. No extremo temos a religião particular. A celebração solitária.
  Para eles nada era pior que o isolamento, o estar só. Penso que a internet e suas redes sociais são um tipo de retorno do hábito grego. Compartilhar. Estar sempre dividindo. O meu grupo e os outros.
  Há muito aqui a pensar.