IRMAOS MARX/ DENNIS QUAID/ ERROLL FLYNN/ GABLE/ A MÚMIA/

SMART PEOPLE de Noam Murro com Dennis Quaid, Sarah Jessica Parker, Ellen Page, Thomas Haden Church.
Um professor viúvo cuida dos dois filhos teens. Seu irmão esquisito vem o visitar. É um filme bacana. O professor é um arrogante babaca, mas há beleza na sua relação com sua nova namorada. Quaid envelheceu. É um choque para quem o viu em 1979, estreando no filme dos gazeteiros. Ellen Page é bem interessante. A trilha sonora quase mata o filme. Nota 6.
CAPITÃO BLOOD de Michael Curtiz com Erroll Flynn, Olivia de Havilland, Basil Rathbone.
E do nada um australiano chamado Erroll Flynn protagoniza a mais marcante das estréias. Vindo do nada, este filme faz dele o paradigma do herói de aventuras. Belo, alegre, ágil, esperto. Blood é um médico que vira escravo e depois pirata. O filme é origem de toda uma linhagem que passa por  filmes de ficção, piratas, policiais e até da Marvel. Um clássico. Nota dez!
A MÚMIA de Karl Freund com Boris Karloff e Zita Johann.
De todos os clássicos de terror da Universal, é este meu favorito. As imagens são deslizantes, as cenas parecem de sonho. Karloff jamais esteve melhor. Karl Freund foi um grande fotografo, mas dirigia mal. Mesmo assim, é um grande filme. Nota dez!
TRÁGICA DECISÃO de Sam Wood com Clark Gable, Walter Pigeon e Van Johnson
Tirado de uma peça, é um filme estático. Mostra que o bom general é aquele que não exita em sacrificar seus homens. Duro de ver.
TRINTA SEGUNDOS SOBRE TOKYO de Mervyn Leroy com Van Johnson e John Garfield
Pilotos são treinados e enviados para o Japão. Se trata do primeiro ataque à capital. O filme é todo OK, mas a cena da entrada no Japão, o vôo rasante e as explosões lá em baixo são de uma beleza terrível. É inesquecível.
UMA NOITE EM CASABLANCA de Archie Mayo com Groucho, Chico e Harpo.
Eles aprontam em hotel no Marrocos. Não é dos melhores. A gente percebe que Groucho está no automático.
NO CIRCO de Edward Buzzell com Os Irmãos Marx
Este é bom. Como diz o titulo, eles ajudam um circo a se manter. Não é um de seus clássicos, mas é digno do nome dos três. Harpo rouba o filme.