VAGUEZAS

Minha professora de literatura italiana diz que os livros hoje são tão detalhistas, longos e pouco filosóficos porquê o modernismo foi vago, ousado e filosófico demais. Daí o retorno do bom enredo e da biografia. Well...
Reli CIDADES INVISÍVEIS, do Ítalo Calvino. Um livro escrito em modo de tarot e que pode ser lido em qualquer ordem. Calvino descreve cidades e dá uma bela conclusão: as cidades modernas são um inferno, cabe àqueles que ainda percebem isso salvar e valorizar aquilo que não é inferno.
Andei lendo AS MEMÓRIAS DE SHERLOCK HOLMES. Leio e me acalmo. Incrível como Conan Doyle tem esse dom. Holmes é um doido, tenso, isolado, mas os contos têm algo de tranquilizador. Talvez o clima onde tudo se passa.
Estou lendo um livro espanhol escrito agora. Incrível como não engulo bem esse país. Quando terminar de ler eu conto.
Telmo Martino não deve ser esquecido.
Minhas aulas de Wittgenstein, Rousseau e Dewey serviram para perceber o quanto admiro Kant.
O Brasil, como se fosse um quarentão que se vê falido está caindo na real. Todas as nossas certezas se foram.
Um cão dá ao homem o que ele mais precisa, comunicação sem palavras. O entendimento do silêncio.
Oriente e ocidente, de novo, se olham olho no olho.