MOMENTS THAT MADE MOVIES- DAVID THOMSON

   Com a morte de Pauline Kael, Thomson é considerado o melhor critico de cinema vivo. Mais que isso, ele é considerado um grande escritor. Seu texto é elogiado por gente como Michael Ondaatje e Benjamin Schwartz. Já lançou livros sobre E O Vento Levou, A História de David O. Selznick e um dicionário sobre filmes que poucos viram. Aqui, em livro rico em fotos, ele traça um panorama das cenas que o impactaram em filmes. Deixa claro, como qualquer pessoa séria faria, de que não são as melhores ou as mais importantes cena, são aquelas que ele sentiu vontade de escrever sobre neste momento. O que não impede que muitas delas sejam as melhores, claro.
  Existem textos excelentes sobre RASTROS DE ÓDIO, AURORA, M, A CARTA, THE RED SHOES E THE RIVER. O diretor com mais filmes é Hitchcock, com 3, e não há nada de Woody Allen, Clint Eastwood, Almodovar ou Spielberg. Os maiores elogios são para Tokyo Story de Ozu, mas ele tembém se esparrama em odes soberbas a A RODA DA FORTUNA e O PASSAGEIRO. Aliás, cometi um erro, Antonioni tem O ECLIPSE, BLOW UP e O PASSAGEIRO. Três como Hitch.
  A lista é deliciosa, e ela me faz tentar uma lista também ( na verdade mais de uma )...

  FILMES MAIS ALEGRES, aqueles que te tiram de qualquer deprê mata monstro
  SETE NOIVAS PARA SETE IRMÃOS de Stanley Donen
  SHALL WE DANCE! de Mark Sandrich
  HATARI! de Howard Hawks
  LEVADA DA BRECA de Hawks
  AS FÉRIAS DE MONSIEUR HULOT de Jacques Tati
  NO HOTEL DA FUZARCA de Irmãos Marx
  AFRICAN QUEEN de John Huston
  INTRIGA INTERNACIONAL de Hitchcock
  BEIJOS ROUBADOS de Truffaut
      Vale aqui repetir o que diz Thomson, o século XXI não sabe mais fazer filmes alegres. Existem engraçados, irados, tristes e desesperados, mas não alegres.

  FILMES MAIS TRISTES, todo filme ruim é triste, principalmente quando ele se acha genial. O que falo aqui são so tristes E geniais. Mas todos devem ser evitados pelos deprê.
  UMBERTO D de Vittorio de Sica
  O INTENDENTE SANCHO de Kenji Mizoguchi
  GRITOS E SUSSURROS de Ingmar Bergman
  VIVER! de Kurosawa
  UM BONDE CHAMADO DESEJO de Elia Kazan
  STALKER de Tarkovski
  LADRÕES DE BICICLETAS de Vittorio de Sica
  PARIS TEXAS de Wim Wenders
  HIROSHIMA de Alain Resnais
  O RETRATO DE JENNIE de William Dieterle

  FILMES MAIS CHICS, são aqueles que dão aulas de etiqueta, de glamour, de ambiente. Festa para os olhos, mas também para os ouvidos. E são sempre muito inteligentes!
  FUNNY FACE de Stanley Donen
  ALTA SOCIEDADE de Charles Walters
  MY FAIR LADY de George Cukor
  CHARADA de Stanley Donen
  ROMAN HOLIDAY de William Wyler
  RED SHOES de Michael Powell
  ORFEU de Jean Cocteau
  O SOL POR TESTEMUNHA de René Clement
  LIGAÇÕES PERIGOSAS de Stephen Frears
  INTRIGA INTERNACIONAL de Hitchcock

  OS FILMES MAIS BONITOS DE SE OLHAR. Acho que não preciso explicar.
  AURORA de Murnau
  L ATALANTE de Jean Vigo
  O ROSTO de Ingmar Bergman
  ...E O VENTO LEVOU de Victor Fleming
  OITO E MEIO de Fellini
  MADAME DE... de Max Ophuls
  RAN de Kurosawa
  THE RIGHT STUFF de Philip Kauffman
  CONTOS DE HOFFMAN de Michael Powell
  O BOULEVAR DO CRIME de Marcel Carné

  OS MAIS ERÓTICOS. Não os mais pornôs, pois ponografia é empaturramento e erotismo é ser um gourmet.
  O filme mais erótico que já vi não tem uma cena de nú. é JUVENTUDE, de Bergman.
  Os demais...
  A CHAVE de Tinto Brass
  WHAT? de Roman Polanski
  HISTÓRIAS QUE NOSSAS BABÁS NÃO CONTAVAM com Adele Fátima
  MEMÓRIAS DE CASANOVA de Luigi Comencini
  PECADO VENIAL com Laura Antonelli
  RIO BABILÔNIA de Neville Dalmeida
  Qualquer filme com a jovem Jessica Lange.
  ARIELLA  com Nicole Puzzi
  Qualquer filme com a jovem Ludivine Sagnier

      Claro que todas essas listas podem mudar. Mas algumas escolhas são para sempre. Como diz Thomson, o cinema é uma janela para fora que reflete aquilo que vive dentro. Um espelho. Falar de um filme é revelar quem voce é e aquilo para onde voce vai.