Com a morte de Pauline Kael, Thomson é considerado o melhor critico de cinema vivo. Mais que isso, ele é considerado um grande escritor. Seu texto é elogiado por gente como Michael Ondaatje e Benjamin Schwartz. Já lançou livros sobre E O Vento Levou, A História de David O. Selznick e um dicionário sobre filmes que poucos viram. Aqui, em livro rico em fotos, ele traça um panorama das cenas que o impactaram em filmes. Deixa claro, como qualquer pessoa séria faria, de que não são as melhores ou as mais importantes cena, são aquelas que ele sentiu vontade de escrever sobre neste momento. O que não impede que muitas delas sejam as melhores, claro.
Existem textos excelentes sobre RASTROS DE ÓDIO, AURORA, M, A CARTA, THE RED SHOES E THE RIVER. O diretor com mais filmes é Hitchcock, com 3, e não há nada de Woody Allen, Clint Eastwood, Almodovar ou Spielberg. Os maiores elogios são para Tokyo Story de Ozu, mas ele tembém se esparrama em odes soberbas a A RODA DA FORTUNA e O PASSAGEIRO. Aliás, cometi um erro, Antonioni tem O ECLIPSE, BLOW UP e O PASSAGEIRO. Três como Hitch.
A lista é deliciosa, e ela me faz tentar uma lista também ( na verdade mais de uma )...
FILMES MAIS ALEGRES, aqueles que te tiram de qualquer deprê mata monstro
SETE NOIVAS PARA SETE IRMÃOS de Stanley Donen
SHALL WE DANCE! de Mark Sandrich
HATARI! de Howard Hawks
LEVADA DA BRECA de Hawks
AS FÉRIAS DE MONSIEUR HULOT de Jacques Tati
NO HOTEL DA FUZARCA de Irmãos Marx
AFRICAN QUEEN de John Huston
INTRIGA INTERNACIONAL de Hitchcock
BEIJOS ROUBADOS de Truffaut
Vale aqui repetir o que diz Thomson, o século XXI não sabe mais fazer filmes alegres. Existem engraçados, irados, tristes e desesperados, mas não alegres.
FILMES MAIS TRISTES, todo filme ruim é triste, principalmente quando ele se acha genial. O que falo aqui são so tristes E geniais. Mas todos devem ser evitados pelos deprê.
UMBERTO D de Vittorio de Sica
O INTENDENTE SANCHO de Kenji Mizoguchi
GRITOS E SUSSURROS de Ingmar Bergman
VIVER! de Kurosawa
UM BONDE CHAMADO DESEJO de Elia Kazan
STALKER de Tarkovski
LADRÕES DE BICICLETAS de Vittorio de Sica
PARIS TEXAS de Wim Wenders
HIROSHIMA de Alain Resnais
O RETRATO DE JENNIE de William Dieterle
FILMES MAIS CHICS, são aqueles que dão aulas de etiqueta, de glamour, de ambiente. Festa para os olhos, mas também para os ouvidos. E são sempre muito inteligentes!
FUNNY FACE de Stanley Donen
ALTA SOCIEDADE de Charles Walters
MY FAIR LADY de George Cukor
CHARADA de Stanley Donen
ROMAN HOLIDAY de William Wyler
RED SHOES de Michael Powell
ORFEU de Jean Cocteau
O SOL POR TESTEMUNHA de René Clement
LIGAÇÕES PERIGOSAS de Stephen Frears
INTRIGA INTERNACIONAL de Hitchcock
OS FILMES MAIS BONITOS DE SE OLHAR. Acho que não preciso explicar.
AURORA de Murnau
L ATALANTE de Jean Vigo
O ROSTO de Ingmar Bergman
...E O VENTO LEVOU de Victor Fleming
OITO E MEIO de Fellini
MADAME DE... de Max Ophuls
RAN de Kurosawa
THE RIGHT STUFF de Philip Kauffman
CONTOS DE HOFFMAN de Michael Powell
O BOULEVAR DO CRIME de Marcel Carné
OS MAIS ERÓTICOS. Não os mais pornôs, pois ponografia é empaturramento e erotismo é ser um gourmet.
O filme mais erótico que já vi não tem uma cena de nú. é JUVENTUDE, de Bergman.
Os demais...
A CHAVE de Tinto Brass
WHAT? de Roman Polanski
HISTÓRIAS QUE NOSSAS BABÁS NÃO CONTAVAM com Adele Fátima
MEMÓRIAS DE CASANOVA de Luigi Comencini
PECADO VENIAL com Laura Antonelli
RIO BABILÔNIA de Neville Dalmeida
Qualquer filme com a jovem Jessica Lange.
ARIELLA com Nicole Puzzi
Qualquer filme com a jovem Ludivine Sagnier
Claro que todas essas listas podem mudar. Mas algumas escolhas são para sempre. Como diz Thomson, o cinema é uma janela para fora que reflete aquilo que vive dentro. Um espelho. Falar de um filme é revelar quem voce é e aquilo para onde voce vai.
Existem textos excelentes sobre RASTROS DE ÓDIO, AURORA, M, A CARTA, THE RED SHOES E THE RIVER. O diretor com mais filmes é Hitchcock, com 3, e não há nada de Woody Allen, Clint Eastwood, Almodovar ou Spielberg. Os maiores elogios são para Tokyo Story de Ozu, mas ele tembém se esparrama em odes soberbas a A RODA DA FORTUNA e O PASSAGEIRO. Aliás, cometi um erro, Antonioni tem O ECLIPSE, BLOW UP e O PASSAGEIRO. Três como Hitch.
A lista é deliciosa, e ela me faz tentar uma lista também ( na verdade mais de uma )...
FILMES MAIS ALEGRES, aqueles que te tiram de qualquer deprê mata monstro
SETE NOIVAS PARA SETE IRMÃOS de Stanley Donen
SHALL WE DANCE! de Mark Sandrich
HATARI! de Howard Hawks
LEVADA DA BRECA de Hawks
AS FÉRIAS DE MONSIEUR HULOT de Jacques Tati
NO HOTEL DA FUZARCA de Irmãos Marx
AFRICAN QUEEN de John Huston
INTRIGA INTERNACIONAL de Hitchcock
BEIJOS ROUBADOS de Truffaut
Vale aqui repetir o que diz Thomson, o século XXI não sabe mais fazer filmes alegres. Existem engraçados, irados, tristes e desesperados, mas não alegres.
FILMES MAIS TRISTES, todo filme ruim é triste, principalmente quando ele se acha genial. O que falo aqui são so tristes E geniais. Mas todos devem ser evitados pelos deprê.
UMBERTO D de Vittorio de Sica
O INTENDENTE SANCHO de Kenji Mizoguchi
GRITOS E SUSSURROS de Ingmar Bergman
VIVER! de Kurosawa
UM BONDE CHAMADO DESEJO de Elia Kazan
STALKER de Tarkovski
LADRÕES DE BICICLETAS de Vittorio de Sica
PARIS TEXAS de Wim Wenders
HIROSHIMA de Alain Resnais
O RETRATO DE JENNIE de William Dieterle
FILMES MAIS CHICS, são aqueles que dão aulas de etiqueta, de glamour, de ambiente. Festa para os olhos, mas também para os ouvidos. E são sempre muito inteligentes!
FUNNY FACE de Stanley Donen
ALTA SOCIEDADE de Charles Walters
MY FAIR LADY de George Cukor
CHARADA de Stanley Donen
ROMAN HOLIDAY de William Wyler
RED SHOES de Michael Powell
ORFEU de Jean Cocteau
O SOL POR TESTEMUNHA de René Clement
LIGAÇÕES PERIGOSAS de Stephen Frears
INTRIGA INTERNACIONAL de Hitchcock
OS FILMES MAIS BONITOS DE SE OLHAR. Acho que não preciso explicar.
AURORA de Murnau
L ATALANTE de Jean Vigo
O ROSTO de Ingmar Bergman
...E O VENTO LEVOU de Victor Fleming
OITO E MEIO de Fellini
MADAME DE... de Max Ophuls
RAN de Kurosawa
THE RIGHT STUFF de Philip Kauffman
CONTOS DE HOFFMAN de Michael Powell
O BOULEVAR DO CRIME de Marcel Carné
OS MAIS ERÓTICOS. Não os mais pornôs, pois ponografia é empaturramento e erotismo é ser um gourmet.
O filme mais erótico que já vi não tem uma cena de nú. é JUVENTUDE, de Bergman.
Os demais...
A CHAVE de Tinto Brass
WHAT? de Roman Polanski
HISTÓRIAS QUE NOSSAS BABÁS NÃO CONTAVAM com Adele Fátima
MEMÓRIAS DE CASANOVA de Luigi Comencini
PECADO VENIAL com Laura Antonelli
RIO BABILÔNIA de Neville Dalmeida
Qualquer filme com a jovem Jessica Lange.
ARIELLA com Nicole Puzzi
Qualquer filme com a jovem Ludivine Sagnier
Claro que todas essas listas podem mudar. Mas algumas escolhas são para sempre. Como diz Thomson, o cinema é uma janela para fora que reflete aquilo que vive dentro. Um espelho. Falar de um filme é revelar quem voce é e aquilo para onde voce vai.