J.J. CALE...

   Um amigo acaba de me avizar que JJ Cale morreu.
   Já escrevi aqui, em algum lugar, sobre JJ. Tudo o que for escrever agora irá parecer óbvio. Começo falando que neste mundo de "ursinhos fofos", JJ não cabia.
   Ele estourou ( estourou? ) tarde. Muita gente gravou suas músicas e é dos poucos que foi sempre melhor no original. Sempre. Até Bryan Ferry o gravou. Em 1978. A versão de JJ é bem melhor.
   Aliás já aviso. After Midnight e Cocaine são obras-primas com JJ. Com Clapton são apenas Ok.
   JJ era  um cowboy. Relaxado, totalmente na dele. Seus discos pareciam filmes. Uma mistura de Bogart com Steve McQueen e alguma coisa do México. O som era sempre quente.
   Não vou dizer que rolou uma coincidência. Que eu ainda hoje escutei dois discos de JJ. Nada de estranho. Nos últimos dez anos eu sempre escutei JJ. Quando eu queria ouvir música e não sabia o que pegar ia na certeza: JJ.
   Estava lendo que quando Billy Wilder e William Wyler foram ao enterro de Ernst Lubistch, ao voltar para os carros Billy disse: "O triste é que nunca mais veremos Ernst Lubistch"; ao que Wyler respondeu: " O pior é que não teremos mais novos filmes de Lubistch".
   Senti a mesma coisa. Não haverá mais um novo disco de JJ para se descobrir.
   Perdi mais uma de minhas vozes.