O ARTISTA QUE EU QUERIA SER

   Tá bom. Eu adoro Ingmar Bergman. Assim como Henry James ou TS Eliot. Mas se eu pudesse escolher, e ter o dom de fazer o tipo de arte à minha escolha, creia, eu ia pedir para poder produzir outro tipo de coisa. Apesar de admirar Fellini eu preferia fazer vários filmes de Monicelli. No lugar de meu amado Vigo, ia fazer filmes como os de Tati. Hitchcock foi o maior, mas eu preferia produzir Michael Powells...
   Nunca ia querer soltar Scorseses para o mundo. Howard Hawks às dúzias eu ia fazer.
   Queria escrever como Robert Louis Stevenson. Como Conan Doyle, como Conrad. Tolstoi e Proust são maiores, mas eu queria escrever como Saint-Exupéry.
   Não ia ser Bach ou Beethoven, ia ser Mozart e Debussy. Nem Picasso e nem Rembrandt, ia pintar Matisse e Vermeer.
   Meus atores mais admirados são Olivier, Brando, Redgrave e Nicholson, mas eu amo Erroll Flynn, Cary Grant e John Wayne. Preferia ser Bruce Willis e nunca Daniel Day Lewis.
   Isso porque se me fosse dado talento eu iria querer dar alegria ao mundo. Ia querer semear vida, aliviar o peso, mostrar possibilidades de leveza, ser um oásis.
   Nunca iria escolher meu amado Ozu, ia preferir Buster Keaton.