GROUCHO, CHICO, HARPO E ZEPPO/ STEPHEN CHOW/ VON STROHEIM

  Todo fim de ano eu aprecio uma revisão de filmes de Fred Astaire. Combina muito com champagne e roupa alinhada. Mas este ano fiz diferente, engoli uma leva de filmes dos irmãos Marx. Se alguém nunca viu um filme deles ( creia em mim, isso existe ), vou avizando:
  1- Eles não são engraçados.
  2- São atores ruins.
  3- Não usam humor inteligente como exibicionismo.
  Então porque se mantém à tona desde 1930 ?
  Porque:
  Não são engraçados mas nos dão bom-humor. São crianças, eles vêem o ridiculo das coisas e as bagunçam. Anarquizam inclusive os filmes. Os diretores os odiavam, não seguiam scripts e não se deixavam dirigir. Eles simplesmente saem pela tangente em tudo. São absolutamente auto-centrados. E muito, muito cruéis. Não a toa, o povo do dadaísmo e do surrealismo os idolatravam. Nada neles faz o menor sentido. O Monty Python perto dos três Marx parece travado. Um adendo: Eu aindo dou risadas com certas cenas. Mas hoje não é mais isso que nos pega. Principalmente pelo fato de que a maioria das piadas verbais são trocadilhos intraduzíveis. O que nos pega é a energia vital, a aula de alegria de vida, o descompromisso com a seriedade morta.
   São atores ruins porque não são e nunca pensaram em ser atores. Eles iam lá fazer um filme. E nesses filmes faziam seu show de vaudeville.
   Nunca exibem inteligência. Nada de piadas que mostram como eles são melhores que nós. É humor de moleque de rua, de tio ranzinza, de circo. O legal é que eles eram Muito bem relacionados. Harpo era amigo dos grandes cabeças de seu tempo.
   Os filmes que revi, alguns pela quinta vez, na ordem em que revi:
   UMA NOITE NA ÓPERA de Sam Wood
   É o filme favorito de Groucho mas não dos fãs. É o primeiro feito na Metro, sob a proteção do produtor Irving Thalberg. Grande sucesso. Tem a histórica cena da cabine lotada, que muitos acham ser a cena mais cômica da história do cinema. Gosto muito deste filme, mas eu prefiro os Marx mais mambembes da Paramount. Nota 7.
   UM DIA NAS CORRIDAS de Sam Wood com Maureen O'Sullivan
   Será que Woody Allen se casou com Mia Farrow por causa da mãe dela? Woody é fanático pelos Marx e Maureen é a mãe de Mia... Este é o segundo filme na Metro e também virou nome de disco do Queen. Adoro este filme! Tem uma cena no consultório que é absurda demais até para os padrões deles. O enredo mistura casa de saúde com corrida de cavalos. E ainda tem um fantástico clip de jazz. Nota 9.
   UMA NOITE EM CASABLANCA  de Archie Mayo
   Thalberg morre jovem e Louis B. Mayer, dono da Metro não gostava de Groucho. Os Marx são chutados para produções classe B. Eles desistiriam de tudo, não fossem as dívidas de Chico no jogo. Mesmo assim este é um filme muito ok. Nota 6.
   A GRANDE LOJA de Charles Riesner
   O mais modesto dos filmes que revi. Se passa numa grande loja de departamentos e tem muita música. Usam mais pastelão que o habitual. Nota 6.
   OS GÊNIOS DA PELOTA de Norman Z. McLeod
   Os irmãos ainda na Paramount, ou seja, muito mais soltos. Harpo corre atrás das mulheres ( na Metro ele se infantilizou ), Chico exagera em seu sotaque de araque e Groucho pode falar besteiras a vontade. O filme tem uma das melhores entradas de Groucho em cena. Aqui ele é reitor de uma universidade. É o filme que tem o jogo de futebol no final. Totalmente anárquico. Nota DEZ.
   OS QUATRO BATUTAS de Norman Z. McLeod
    De tudo o que eles fizeram é este o que consegue ter menos história. Eles são clandestinos em navio. Muitas cenas sexy, muita correria, muita piada de vários sentidos. Nota 7
   O DIABO A QUATRO de Leo MacCarey
   Numa entrevista, MacCarey dizia que dirigir os Marx foi a pior experiência de sua vida. Eles nunca o escutavam e ficavam macaqueando o estúdio. Este filme é hoje considerado a melhor comédia da história. Não acho, mas é um filme muito original, muito alegre e o único com viés sério dos irmãos. Groucho é o primeiro ministro de Freedonia e por causa de mal entendido ele leva o país à guerra. Os vinte minutos finais são das coisas mais geniais de toda a história do cinema. Este filme, amado por dúzias de diretores, é um acidente, a gente nota que tudo foi feito por um fio. Transborda de ideias. Uma obra-prima. Nota DEZ.
   NO HOTEL DA FUZARCA de Florey e Santley
   Primeiro filme dos irmãos, 1929. Feito com uns trocados, é pobre e mal produzido. E por isso dá pra ver os três sem nenhum controle. Uma história legal: Na década de 30 um garoto do interior de Pernambuco se tornou fã de Harpo e ao ir para o Rio trabalhar na Radio começou a imitar o gênio dos Marx. Nome do pernambucano? Chacrinha. O filme é nota 7.
   Fora isso, nesses dias ainda vi:
   GREED de Von Stroheim
   Atenção! Lançaram este clássico em dois dvds e 4 horas de duração. Greed é um filme lendário do doido Erich Von Stroheim. Por décadas se pensou que o filme estivesse perdido, mas eis ele aqui. Com um problema: Faltam cenas e mais cenas. Trechos enormes sumiram e ver esse filme se torna uma epopéia aborrecida. Evite.
   KUNG FU HUSTLE de Stephen Chow
   Mais uma vez essa obra-prima do humor dos anos 2000. É aventura, é fantasia, é dança, é humor. Não sei por onde anda Chow, mas o que sei é que isto é obra de muito, muito talento. PS: Mamãe engasgou de tanto rir. Nota DEZ.