Símbolo maior da decadência, esporte tem se tornado cada vez mais uma mera disputa, uma batalha pela honra. Quando na verdade ele foi sempre um prazer. A sensação que tenho é a de que as pessoas sofrem com o esporte. Porque?
Um filme, banal e bastante elogiado pela Folha quando em cartaz, talvez dê uma pista. LOOPER de Rian Johnson ( é com i ), como todo filme de agora, pega um tema pobre e o complica para parecer complexo. Mas o que salta aos olhos é a extrema feiúra do filme. Cores podres, atores sujos, muita violência e nenhuma esperança. O comum de hoje. Vamos pensar um pouco?
O cinema dos anos 50 omitia sexo das telas. Fazia com que as pessoas acreditassem que sexo, drogas, sangue e taras não faziam parte da vida "normal". Era aceita a ideia de que a vida seria um drama, mas um drama onde apenas amor e dinheiro poderiam ter valor. Os filmes de então, hiper-coloridos, bem arrumados e muito clean, falavam todo o tempo sobre esses valores: amor, dinheiro e suas consequências, familia, honra, solidão. Esse é um exemplo. O cinema dos anos 30 nega a deselegância, o dos 60 começa a desconstruir o mundo e o dos 70 exagera no fel.
Se hoje todo filme dito sério tem sempre uma postura de pesadelo, com cores cinzas, sombras, gente miserávelmente solitária e violência cotidiana, mais que ser um retrato da vida de agora, ele passa a ideia de que a vida é isso mesmo e que tudo o que fica de fora é bobagem. Nos acostuma a pensar o mundo como um lixo, o homem como uma besta e a vida como uma luta sem fim. O que fica de fora desses filmes, beleza, elegãncia, civilidade, humor, passa a ser considerado futil, irreal ou pior, datado.
O mal existe baby. Esses filmes são obras do mal. E da burrice também.
Uma amiga me liga chorando. Um amigo fala comigo após um porre de bourbon. Uma amiga chora on line. Todos têm menos de 20 anos. Todos vêm neste old man Zorba, o Grego. Não percebem eles que tudo o que lhes falta é humor?
Mick Jagger é um milagre. Aos quase 70 anos ele pulou e cantou, muito bem, por duas horas. Continua tendo suprema energia. Claro que não é mais sexy, mas é vivo, muito vivo. A banda está em excelente forma. Sua versão de Jack Flash é a melhor em anos. E que surpresa! Lady Gaga canta bem! Gimme Shelter foi revitalizado por ela. E que bela homenagem a Mick Taylor! Afinal, dos 5 melhores discos da banda, quatro tinham Taylor. É o maior show da Terra.
Sempre falam, sem pensar, que o capitalismo muda tudo sem parar. Depende. Tem coisas que o capitalismo preserva em eterno agora. Não, não falo apenas de Stones e de Disney. Repare no livro que acabei de ler: ACHADOS DA GERAÇÃO PERDIDA de Suzanne Rodriguez-Hunter. Fala do que a geração que vivia em Paris, entre 1909-1930 comia e bebia. Tem até receitas. Estão todos lá: Man Ray, Kiki, Picasso, Cocteau, Cole Porter, Heminguay, Gertrude Stein, Joyce, Fitzgerald....Pois é, mais anos 20 pra galera.
Os loucos anos 20 viraram moda na década de 60 e desde então só tem crescido. Assim como o glamour dos anos 50, a rebeldia dos 60 ou a doideira dos 70, tudo foi empacotado e preservado. O capitalismo não é uma destruição sem fim, é um museu que vende lembranças.
Um filme, banal e bastante elogiado pela Folha quando em cartaz, talvez dê uma pista. LOOPER de Rian Johnson ( é com i ), como todo filme de agora, pega um tema pobre e o complica para parecer complexo. Mas o que salta aos olhos é a extrema feiúra do filme. Cores podres, atores sujos, muita violência e nenhuma esperança. O comum de hoje. Vamos pensar um pouco?
O cinema dos anos 50 omitia sexo das telas. Fazia com que as pessoas acreditassem que sexo, drogas, sangue e taras não faziam parte da vida "normal". Era aceita a ideia de que a vida seria um drama, mas um drama onde apenas amor e dinheiro poderiam ter valor. Os filmes de então, hiper-coloridos, bem arrumados e muito clean, falavam todo o tempo sobre esses valores: amor, dinheiro e suas consequências, familia, honra, solidão. Esse é um exemplo. O cinema dos anos 30 nega a deselegância, o dos 60 começa a desconstruir o mundo e o dos 70 exagera no fel.
Se hoje todo filme dito sério tem sempre uma postura de pesadelo, com cores cinzas, sombras, gente miserávelmente solitária e violência cotidiana, mais que ser um retrato da vida de agora, ele passa a ideia de que a vida é isso mesmo e que tudo o que fica de fora é bobagem. Nos acostuma a pensar o mundo como um lixo, o homem como uma besta e a vida como uma luta sem fim. O que fica de fora desses filmes, beleza, elegãncia, civilidade, humor, passa a ser considerado futil, irreal ou pior, datado.
O mal existe baby. Esses filmes são obras do mal. E da burrice também.
Uma amiga me liga chorando. Um amigo fala comigo após um porre de bourbon. Uma amiga chora on line. Todos têm menos de 20 anos. Todos vêm neste old man Zorba, o Grego. Não percebem eles que tudo o que lhes falta é humor?
Mick Jagger é um milagre. Aos quase 70 anos ele pulou e cantou, muito bem, por duas horas. Continua tendo suprema energia. Claro que não é mais sexy, mas é vivo, muito vivo. A banda está em excelente forma. Sua versão de Jack Flash é a melhor em anos. E que surpresa! Lady Gaga canta bem! Gimme Shelter foi revitalizado por ela. E que bela homenagem a Mick Taylor! Afinal, dos 5 melhores discos da banda, quatro tinham Taylor. É o maior show da Terra.
Sempre falam, sem pensar, que o capitalismo muda tudo sem parar. Depende. Tem coisas que o capitalismo preserva em eterno agora. Não, não falo apenas de Stones e de Disney. Repare no livro que acabei de ler: ACHADOS DA GERAÇÃO PERDIDA de Suzanne Rodriguez-Hunter. Fala do que a geração que vivia em Paris, entre 1909-1930 comia e bebia. Tem até receitas. Estão todos lá: Man Ray, Kiki, Picasso, Cocteau, Cole Porter, Heminguay, Gertrude Stein, Joyce, Fitzgerald....Pois é, mais anos 20 pra galera.
Os loucos anos 20 viraram moda na década de 60 e desde então só tem crescido. Assim como o glamour dos anos 50, a rebeldia dos 60 ou a doideira dos 70, tudo foi empacotado e preservado. O capitalismo não é uma destruição sem fim, é um museu que vende lembranças.