PETER O'TOOLE, O PRIMEIRO

   Peter O'Toole anunciou hoje sua aposentadoria. Não mais o cinema, não mais o teatro.
   Até descobrir O'Toole, o que me impressionava num ator era aquele estilo febril de Jack Nicholson e Dustin Hoffman. Um estilo realista, das ruas, estilo que teve em John Garfield e Monty Clift seus primeiros exemplos e em Brando seu grande gênio. Mas ao entender Peter O'Toole e seu estilo "inglês", um novo mundo se abriu para mim. Não era mais o exagero, a febre ou o realismo; era um modo delicado de atuar, leve, criativo, sutil e "romântico". Na época eu ainda não conhecia Olivier e Redgrave. Peter foi o primeiro.
   O filme era A CLASSE GOVERNANTE, e logo depois assisti LEÃO NO INVERNO e muitos outros. Durante dez anos foi então meu ator favorito. Eu, ainda adolescente, o usava como guia, como mestre de estilo e de elegância. ( Ninguém mais diferente de meu modo de ser que O'Toole.... ).
   Depois veio COMO ROUBAR UM MILHÃO DE DÓLARES e compreendi seu lado star, mais dandy, pop. Se voce quiser conhecê-lo indico O LEÃO NO INVERNO. Voz como trovão, olhar de gelo, expressão de rei decaído. BECKET é tão bom quanto. Pensando bem, talvez seja melhor ainda. LAWRENCE não é seu grande desempenho, o filme é do diretor David Lean.
   Após Peter vieram Alan Bates, Terence Stamp, e só depois tomei contato com Olivier, Gielgud, Richardson e Michael Redgrave. São atores que criam interpretações, não imitam gente real, criam personalidades. São atores criadores, jamais imitadores.
   Há tempos que O'Toole trabalhava pouco.
   O cinema encolhe dia a dia.