ABERTURA DOS JOGOS OLÍMPICOS EM LONDRES, SORTE DO BRASIL, FOI UM LIXO.

   Em 1992 fiquei emocionado, muito emocionado com a cerimônia de abertura olímpica em Barcelona. Eles aproveitaram a chance e exibiram sua cultura. Foi uma festa que misturava deuses gregos, o Mediterrâneo, mitos e monstros. Tudo temperado com um visual digno da terra de Miró. Na Coréia em 1988 a coisa chegou a extremo refinamento com uma festa toda baseada no Ying e no Yang, na dualidade da vida.
   A China nos deixou estarrecidos com uma saga vinda desde a origem do reino dos Chin até o Confucionismo. O que quero dizer é que todas essas festas exibiram ao mundo a profunda riqueza de cada cultura. E agora Londres...e que vexame!
   Deram para Danny Boyle a direção da coisa e o que ele fez? Nada. Não tenho quase nada a dizer. Ele poderia falar de celtas, de Shakespeare, do romantismo, da marinha inglesa, de Arthur e Lancelot. Ele poderia viajar na origem dos esportes criados pelos ingleses. Poderia até usar Lewis Carroll e o nonsense inglês. Mas o que ele fez? Uma bobagem sobre a revolução industrial e uma tolíssima e longa cena em que foi exibida a "música inglesa". Well...Eu adoro rock, mas porque não um pop mais folclórico, mais inglês? Porque não a verdadeira música inglesa? Será que eles não têm música própria, só o rocknroll de Memphis, Tennessee?
   Se um marciano visse a cerimônia sem saber nada sobre a Terra pensaria que culturalmente a Inglaterra é apenas um tipo de jukebox. Um fiasco! Digno de Boyle.
   De qualquer modo foi legal lembrarem dos Kinks e do The Jam. Mas é símbolo de algo muito estranho ver a rainha diante dos Sex Pistols. O Queen foi de longe o mais aplaudido. Eu ouso dizer que é a banda mais amada na ilha.
    E passaram trechos de uns filmes ingleses. Passou Kes de Ken Loach e uma cena de um filme de Michael Powell. Bacana lembrarem desses filmes. Mas é isso a Inglaterra? Cinema e rock? Então não é mais um país, é um simples estado americano! Sem cultura própria, sem ter criado nada de original a não ser a revolução industrial....
    Fico puto porque eu admiro muito a Inglaterra. Eles nos salvaram do nazismo. Eles ousaram falar em constituição antes de todos pensarem nisso. Criaram o que entendemos por imprensa livre. Os esportes com regras e campeonatos. E literatura como nenhuma outra. Mr.Boyle tinha Robin Hood para brincar. Peter Pan. Os piratas. Churchill. Mas não, nada de nada.
    Bom pro Brasil. Daqui a 4 anos qualquer coisa será melhor que isso.