ATÉ OS ANJOS PARTEM UM DIA ( DAVY JONES MORREU )

   Até Davy Jones pode morrer. E foi hoje, primeiro de Março de 2012. Eu queria ter o dom de escrever uma elegia, como aquela que Lorca escreveu para um toureiro morto, ou a de Yeats para os aviadores irlandeses. Mas o que posso falar? Os Monkees, banda na qual Davy era o sex-symbol, foram uma paixão para mim e para milhões de jovens em todo o globo. Entenda, a gente até conhecia Beatles, Stones e Tom Jones, mas o que a gente amava era Monkees. Detalhe: eu tinha 7 anos de idade, e creia-me, o que voce ama aos 7 anos é muito sério.
   Essa paixão foi a mais intensa que vivi por uma banda. Se voce acha que amei Stones, Led ou Roxy Music, voce não me conhece. Dos 7 aos 12 anos eu passava o dia todo pensando nos Monkees e cantando suas músicas. Na escola, a mesma onde hoje eu trabalho, eu ficava alheio a aula desenhando guitarras na carteira. Nas guitarras eu escrevia: Monkees.
   Meu pai tinha ciúmes deles e eu pensava se eles ainda estavam vivos! Estavam meu caro Paulinho.... o primeiro deles a morrer morreu sómente hoje, mais de quarenta anos depois.
   Era uma série de tv que passava na Globo, terças de tarde, às 14;30 horas. Eu tinha tanta ansiedade em os assistir que até hoje recordo dia e hora. Era uma banda de rock da Califórnia criada pela NBC para capitalizar a moda do rock. Fizeram audições e montaram o grupo de acordo com o visual e dons de cada ator. Totalmente pré-fabricado. Tanto que os rockeiros os odiavam. Mas vendia pacas. Entre 66 e 68 botaram uns oito singles nas paradas. Do mundo todo. Daí em 68 eles quiseram provar que eram artistas e passaram a compor. Antes quem fazia as músicas eram contratados da tv. Gente como Carole King e Neil Diamond. E em 68 também fizeram um longa de cinema: Head.
   Head é um dos filmes mais loucos já feitos. O roteiro é de Jack Nicholson. Tem Frank Zappa no cast. E Victor Mature. Foi um fracasso. Em 1969 os Monkees já eram. Menos na tv, onde a série continuou a passar. Foi na série que vi pela primeira vez cabelos longos, calças listradas e camisetas de gola rulê. Colares de contas, batas indianas e um apartamento "bem louco". Com 9 anos eu deixei crescer a franja e ganhei uma calça listrada em azul e amarelo. Mais que isso, muitos anos depois eu escrevia peças de teatro que eu pensava serem "meio Monty Python meio Asdrúbal Trouxe o Trombone".... eram na verdade puro Monkees.
   Meu Monkee favorito era o tonto Peter Tork. Meu irmão adorava Mickey Dolenz. Todos adoravam Mickey. Mickey era o batera, o mais cômico e o mais louco. Peter era tímido e calado. Havia ainda Michael Nesmith, o intelectual folk e Davy, o queridinho das meninas. Ele era meio Ronnie Von, um tipo de pequeno príncipe.
   David Bowie mudou seu nome por causa de Davy Jones. Bowie se chama David Jones.
   É a lei da vida, mesmo os anjos morrem.
   Davy agora vai poder dançar e cantar sua Daddy's Song nos céus. Mas gosto de pensar que o pequeno Paulinho irá dançar com ele, num quintal cheio de galinhas e patos, debaixo de um sol sem fim, em futuro que chegará. Amores de infância são sagrados.