AS 600 MELHORES CANÇÕES DOS ÚLTIMOS 60 ANOS ( 1949/2009 )

Bem.... se voce quiser uma aula de pop dê uma olhada no YouTube. Digite o título acima que vai aparecer um vídeo com todas as canções, cinco segundos de cada uma em ordem alfabética.
A lista é discutível, como toda lista é. Mas dá pra perceber como o pop dos últimos dez anos caiu de nível. É um monte de rocks que repetem tudo o que foi feito em décadas passadas e r and b de proveta. Mas o mais discutível ( e que várias pessoas reclamam ) são as injustiças da lista. Nenhuma canção de Johnny Cash !!!! Essa é a maior reclamação dos leitores. Nem umazinha ? Pessoas ainda reclamam da ausência de Iggy Pop ( nem Lust for Life ) , de só haver uma de Eric Clapton ( uma !!!! ) e uma de Paul MacCartney ( botaram só Maybe I'm Amazed.... ); enquanto temos coisas como Styx, Yes e Judas Priest.
Eu acho também muito ridículo só ter 3 músicas de Bowie e uma de Lou Reed. Isso não reflete a imensa influência dos dois gênios do pop urbano. Mas....
A década com o maior número de faixas é a de 50 e os Beatles, com 9 músicas, são os mais citados. Depois vem Elvis e Dylan com 8 e os Stones e o Led Zeppelin com 7. Nada a reclamar. Mas é chato não ver Midnight Rambler ou Hurricane entre elas.
Para quem não sabe, após um desbunde pelo rock inglês nos anos 60, a América começou nos anos 70 a desconfiar de tudo que vinha da ilha. Nesse momento, coisas que eram hit absoluto em Londres mal eram conhecidos nos EUA. Slade, T.Rex, Suzi Quatro, Roxy Music, Mott the Hoople e até mesmo Bowie e Queen não eram nem sombra na América do que eram na Europa. E mesmo aquilo que era inglês, mas apesar da divulgação ruim, conseguia vender muito nos EUA ,era execrado pela crítica yankee, sendo o Led Zeppelin a maior vítima desse preconceito. Para os críticos da América, o Led era lixo. Isso só mudaria a partir dos anos 80, quando Clash, Police e Pretenders abririam novamente o mercado americano ( e a cabeça da crítica ) para o rock inglês. Então é um prazer ver o Led Zeppelin com sete músicas, enquanto os ídolos da critica americana, que eram Bruce Springsteen, Joni Mitchell e Paul Simon, com três, cada.
Elton John, sem preconceitos, vem com cinco faixas, mesmo número de Madonna, Prince e Michael Jackson. Elton é um gênio do pop e entre 1971/1976 sua produção de jóias aproximou-se daquela que os Beatles tinham ( com a diferença de que ele era só um ).
Ouvindo todos esses 600 momentos, fica a certeza de que a música negra dá de pau, e é preciso ser muito racista ( ou ruim de cintura ) para não perceber isso. Quando a audição começa a ficar chata, lá vem um hit black erguer o nível. As vozes de Otis Redding, de Sam Cooke e principalmente de Aretha Franklyn são insuperáveis. Chegam a humilhar todo o resto. E vem a sequencia de James Brown ( o mais inovador gênio da história do disco ) com seis gigantescos momentos de criatividade/feelin/groove, e aquela voz que é um aaaaaayeeeeeerrrrgh ! Good God!!!!
Sly Stone, a maior banda da história do groove tem cinco hits na lista ( quem fez teatro comigo vai lembrar de uma delas ) e Stevie Wonder outras cinco. Marvin Gaye, Wilson Pickett, Temptations... todos com cinco ou seis músicas. Muito legal ! War é lembrado com Low Rider, uma das minhas top ten e todo o bando inglês dos anos 60 ( inclusive os Bee Gees e os Dave Clark Five ) estão lá lembrados. E é ótimo ver os Kinks com 3 músicas ! Consertam os erros dos anos 70 lembrando do Mott The Hoople e do T.Rex e dão até uma faixa pro Roxy Music. ( Eles mereciam, no barato, três ). O Queen, plenamente revalorizado, vem com quatro músicas, mas só uma pro Kraftwerk ? E passaram em branco pelo punk. Dois Sex Pistols, dois Clash e dois Ramones e é só. Mais nada. Bom, o que dizer? Do Velvet botaram só Heroin !
Claro que há o problema do gosto pessoal, do espaço... mas tem até Rihanna e Usher ! Custava mais uma do Who ( só três ) e outra de Rod Stewart ( só Maggie May ) ?
De qualquer modo, se voce começa a ouvir música agora, entra lá.
PS: Como é uma lista pop, nada de J J Cale, nada de Kevin Ayers e nada de Gram Parsons ( aliás há uma terrível má vontade com o country ), mas apenas pela presença daqueles momentos absurdos de Otis, Aretha, James Brown e cia, já vale a conferida.
Instrua-se e se divirta!!!