SILLY SYMPHONIES- WALT DISNEY

Saiu um dvd duplo com as Silly Symphonies. Era o nome que levavam os curtas ( de 6 a 8 minutos ) que a Disney fez entre 1929/ 1938. Vários ganharam Oscars e passavam nos cinemas antes do filme principal ( da United Artists ou da RKO ). Porque assistí-los tantos anos depois ? Acima de tudo porque são todos muito bons e alguns são geniais.
Primeiro um fato que eu não sabia : foram estes desenhos que inauguraram a cor na tela. A Technicolor usava a Disney para aprender o uso do colorido, então os desenhos são luxuriantes em cor e brilho.
Segundo : qual a diferença entre a animação manual e a por computador ? A mesma que existe entre o recebimento de uma carta impressa e uma manuscrita. A impressa é limpa, perfeita e uniforme do começo ao fim. A manuscrita tem erros e flutuação de estilo, mas tem a marca autoral de quem a escreveu. Os traços da mão. Existem obras-primas do cartoon digital. Mas seu brilho se deve ao roteiro maravilhoso, não ao traço, que é sempre frio e pouco surpreendente. Desenho manual é pintura. Digital é gravura. Não a toa a Disney acaba de reabrir o departamento de desenhos à lápis e pincel. O domínio da animação digital se deve apenas a pressa e ao barateamento de custos, não ao mérito.
Os destaques dos dvds.
TERRA DA CANÇÃO DE NINAR. Um desenho que te leva ao mundo do "berço" e do "pijama". È como dormir aos 3 anos. Os traços, suaves, quase em aquarela. Lindo. O RATO VOADOR. Tem uma cena com morcegos numa caverna maravilhosa. WYNKEN,BLYNKEN E NOD. Disney pegou um poema e o desenhou. Três crianças pescam estrelas no céu. Uma das coisas mais bonitas que já assisti. Um céu noturno como só eles faziam e um clima onírico que te faz querer reassistir o desenho várias vezes. Soberbo. O GAFANHOTO E AS FORMIGAS. Tem uma canção maravilhosa, alegre, vibrante. O personagem do gafanhoto é genialmente simpático. O VELHO MOINHO. Este é considerado o melhor cartoon já feito. Chove num moinho. Pássaros e ratos tentam sobreviver. Depois amanhece. O roteiro é sómente isso. Mas com esses recursos ( e apenas 7 minutos de tempo ) eles conseguiram fazer uma obra-prima. Talvez seja mesmo o mais lindo desenho já feito. Digno do melhor cinema e da melhor poesia, equivale a uma aula de sensibilização e de existencialismo. Morrer sem o assistir é não ter existido. O PRATO CHINÊS. A animação de uma cena em cerâmica chinesa. Ainda em P/B. Fascinante. Personagens e cenários do oriente e um jazz chinês (????) vibrante e muito hot. MELODIAS EGÍPCIAS. Uma aranha invade uma pirâmide e as pinturas adquirem vida. Delicioso. A DANÇA DOS ESQUELETOS. Um dos primeiros ( 1929 !!!! ). Esqueletos dançam no cemitério. Jazz e terror. Hilário.
Destaquei aqui os geniais. Mas há muito mais. Nenhum é apenas médio. Os demais variam entre bons e ótimos. Veja, grave, compre, roube, pegue, assista!!!!!
Toque final: Quem era melhor, a Disney ou a Warner ? Bem.... A Disney era mais infantil ( mas jamais tola, e aqui, nada melosa ), a Warner é adolescente ( mais rebelde, suja e mal educada ). Digamos que a Disney é Chaplin e a Warner é Groucho Marx. Uma se apóia na imagem pura e na poesia, a outra no diálogo malicioso e no humor anárquico. Não se pode dizer quem é melhor. O que se deve é agradecer sua existência. Raras vezes tive tanto prazer diante de uma tela como com estes dois dvds.