aritmética do futuro ( pessimismo já ! )

Paulinho se casou com Marcinha. Os dois são burrinhos e vulgares. Os dois têm cinco filhos. E soltam suas crias no mundo. Como bichinhos.
Lopes casou com Mirela. São neuróticos. Estudaram filosofia, história e psicologia. Resolvem não ter filhos e torram sua grana em bebida e viagens pra Europa.
Dos cinco filhos de Paulinho, um consegue se formar em computação. Ele tem dois filhos. Os outros quatro ( um borracheiro, uma dançarina de funk, uma dona de casa, um balconista e um cambista de bicho ) tiveram no total dezesseis filhos. E aí...
E aí que são dezesseis novos consumidores das piores besteiras que o mundo pode oferecer. Serão 16 fãs do big brother, dos novos filmes imbecis, de pagodes e afins, de revistas de fofocas e séries de tv. A burrice- sempre alegre e deslumbrada- caminha a passos aritméticos rumo ao futuro. Se hoje é assim, se prepare, amanhã será bem pior. Vejamos.
Entrei, em 1985, numa faculdade famosa pelo número de maconheiros e pela facilidade de ingresso. Na época que entrei, metade da escola lia Bukovski-Kerouac-Ginsberg e a outra metade lia Heminguay-Kundera-Pessoa. Quando saí, quinze anos depois, encontrar alguém que soubesse quem eram esses autores se tornava muito difícil.
É saudosismo de quarentão ? Claro que sim. Porém o trágico é que esse pessoal ( que hoje tem 15/18 anos ) aos quarenta vai ter saudade do que ?
As revelações daquela época eram Renato Russo, Cazuza, Roger e Herbert Vianna ( não gosto de nenhum deles, mas os caras sabiam o que dizer ). Agora é o que ?
Qualquer cara do futebol da faculdade ou dos campeonatos de surf ( que eu adorava ) sabiam quem eram Fellini ou Bunuel e acompanhavam as revelações ( Lynch, Ridley Scott, Jarmusch, Wenders ). Hoje acompanham Homem-Aranhas, Batmans, Potters, e um eterno parte 2,3,4...
Tem muita coisa boa hoje. Muita. Mas são menos do que aquilo que o futuro prometia. Alguma coisa desandou. Alguma coisa se tornou muito fake.
As pessoas estão sendo ensinadas a esperar o mínimo de tudo. Voce pede seu Big Mac e ele vem pequeno e murcho. Voce finge acreditar que ele é o que a tv prometia. E engole feliz.
Voce finge que aquele ridículo bonequinho, feito com modernos meios digitais, se parece com a vida real. Afinal todos dizem que parece real. E engole. Não percebendo que os cenários parecem brinquedinhos de criança e que a função do cenário digital é a de baratear custos ( nunca é opção estética ).
Voce é treinado a engolir, a acreditar, a participar da onda.
Então surge um novo presidente. E sua expectativa é tão baixa que mesmo ele jamais tendo falado ou escrito nada de relevante, mesmo ele nunca tendo demonstrado nada de muito brilhante ou original, bem... voce o engole como um novo lider carismático. Afinal, voce suportou uma besta no poder por 8 anos- sem jamais protestar de verdade- apenas se lamentar como um velhote sem fibra.
E suas exigencias vão pro buraco. Voce consome a nova série de tv que é um engodo completo. E assiste passivamente, acreditando que ela é o máximo de novidade possível ( e de certo modo é ). Voce compra um apartamento feito para durar 10 anos. Mas voce acredita que ele tem uma arquitetura realmente luxuosa ( quando na verdade esse luxo é um barateamento de materiais ) e voce lê coisas que no dia seguinte voce mal lembra do que se tratava.
E então, o pior dos piores, a menina que voce sai tem de ser uma perfeita atriz pornô. Pois voce não tem tempo, saco e sutileza para conhece-la, aprofundar-se, viver com ela. Voce está educado para engolir, não para apreciar.
Engole esperando emoções imediatas, rápidas e pré-digeridas. Gozos simples e funcionais.
Os netos de Paulinho ( 37 pimpolhos ) se tornaram galos de granja. Engolem, botam e ciscam e cacarejam numa linguagem limitada e sempre igual.
Pois eu sou o urubú dessa história.