homens

Os amigos do meu pai se reuniam na sala. Bebiam whisky, enchiam o ambiente de fumaça e jogavam cartas. Falavam alto, se xingavam, riam e se espalhavam pelo lugar. Tinham orgulho dos pelos no peito, das mãos calejadas, dos pés grandes, dos bigodes. Concertavam motores de carro, bombas de água, encanamentos, bikes e barcos. Pescavam, atiravam, sabiam brigar e fingiam não temer a morte. Beijavam de uma forma ríspida, dura e abraçavam desajeitadamente. Os que amavam poesia, temperavam isso com uma agrssividade feroz, e um modo casmurro de viver. Adoravam filmes policiais, westerns e filmes de guerra. Jogaram criancices no lixo, mas eram eternos moleques.
Minha mãe ( todas as mães ) fez com que ele crescesse. Se suavizou, se acomodou, se tornou mais caseiro, pacífico, macio. Ao final, ela sentia saudades do antigo jogador-fumante-mãos sujas de graxa.
Hoje aprendemos a fazer souflé, cheirar vinhos, depilar as pernas, fazer a sobrancelha, eliminar rugas, apreciar ballet, modelar o peito, falar suave, beijar macio. Tudo o que fazemos é para atrair e agradar uma mulher. E , loucamente, nos feminilizamos para as atrair. Porque?