Em 1935, apotou na Warners um gênio de 17 anos. Robert Clampett.
Quem?
Clampett, que eu também mal conhecia, mas que descubro ser o cara que ensinou Tex Avery a enlouquecer e Chuck Jones a sorrir.
Seus cartoons, feitos na Warner entre 35/48, são tudo aquilo que vemos hoje na tv e pensamos ser originais. São um tipo de "A vaca e o frango" com mais riqueza na animação e mais detalhes de lay-out. Um tipo de "Beavis e Butthead" do jazz ( e bota jazz nisso ! ), uma espécie de " Eu sou o máximo" menos repetitivo.
Patolino era seu cartoon favorito, e com Bob Patolino dava as cartas. Ele criou o Duck louco, gritando, pulando, e sempre vencendo ( é triste ver que com Chuck, Patolino se tornou alvo de Hortelino e de Bugs ).
Gráficamente, os desenhos remetem à Dali e Magritte, as expressões faciais são hiper-exageradas, e o resultado geral é LSD antes de sua invenção!
Um gênio que se demitiu da Warner e migrou para a TV, onde ficou rico em comerciais. Uma pena...
Procurem conhecer. E observem como cada diretor da casa tinha estilo próprio:
Frank Tashlin ( que depois foi para o cinema - com atores- onde criou Jerry Lewis ) fazia humor puramente visual; Tex Avery criava muita ação e rapidez nos diálogos; Chuck Jones era o mais musical, o mais elegante e muito filosófico; Friz Freleng contava histórias, seguia o roteiro e jamais errava; MacKimson desenhava de forma cubista, era o moderninho, o colorista...e Clampett, o mais louco, que fazia o que queria, improvisava sempre, sendo o Charlie Parker da turma ( Tash era Ellington, Tex era Monk, Chuck era Beethoven, Friz Brahms e Mac era Sonny ).
É de Clampett a mais genial das cenas : Bugs e um condor caindo de um abismo. Eles berram...e berram...e berram...e é só...berram...puro Miles Davis, o quase nada que é tudo. Gênio...