MEMÓRIAS DE M'BOY- JOAQUIM GIL PINHEIRO

   Estava eu andando pela USP quando encontrei jogado na rua, um livro. Sem capa, judiado. Editado em 1911, março. Uma raridade portanto! E mais incrível, fala da minha região!
  O autor tinha na época um chalé em M'Boy. E resolveu pesquisar e escrever sobre os caipiras que viviam na mais atrasada região da cidade. Em 1911 SP, segundo o livro, crescia rumo a zona norte e sul. As zonas leste e sudoeste eram muito, muito atrasadas. Agora uma revelação, essa tal de M'Boy é aquilo que hoje chamamos de Embú das Artes, uma região que ia, na época, de Embú, Itapecerica, até o Butantã. Estamos falando da região que mais cresce hoje. Uma malha de ruas, avenidas, rodovias, fábricas, bairros pobres e ricos. Estamos falando da USP, do Morumbi, do Campo Limpo, do Taboão, do Jardim Guedala, do Caxingui. E como era tudo isso em 1911...
  Nessa imensa floresta viviam pacas, cobras muitas, onças, veados, cotias e raposas. Apenas 900 pessoas em imensa área. Caipiras rudes, sujos, diz o autor "preguiçosos" que plantavam milho, mandioca e feijão. Galinhas, bois e porcos. Matas virgens e extração de madeira. Carvão.
  É uma viagem no tempo. Tempo recente na verdade. 1911 foi ontem. E como mudou tudo!!!! Não havia estrada, não havia trem, não havia nada. Algumas casas históricas, de 1650, ainda existiam. Casas dos fundadores, dos jesuítas. Foram ao chão. Restou só uma, fica no Caxingui. ( Onde também fica a mais antiga árvore da cidade ). Para quem como eu ama história, esse livro, com a "grafia" antiga e fotos muito estragadas, é um tesouro!