IKIGAI, OS SEGREDOS DOS JAPONESES PARA UMA VIDA LONGA E FELIZ- HÉCTOR GARCIA E FRANCESC MIRALLES

Dei de presente para minha mãe este livro de autoajuda. Apesar da bela capa e do viés oriental, sim, é autoajuda. Mas é uma autoajuda menos chata e menos mágica.
Trabalhar por toda a vida é o segredo número um. Trabalhar atingindo o ponto de "fluir", que seja, tirar da simplicidade de seu trabalho um tipo de dança do tempo.
Difícil para mim falar deste livro. Tudo o que ele tem de melhor eu pratico desde sempre. Por intuição. Ninguém me ensinou a meditar, mas eu medito em qualquer lugar, basta ter algum canto quieto. Ouvir o ambiente, sentir o presente, se dissolver no lugar. Não acho nada disso difícil. Fico surpreso quando alguém diz não saber do que falo.
Enquanto voce Lê isto tudo que existe no mundo é voce lendo isto. Um conceito zen que entendo facilmente. E o experimento desde sempre. Não há futuro, não há passado. O que realmente podemos sentir e provar é o agora.
Este momento jamais irá se repetir. Esta pessoa jamais será o que ela é agora. Por isso o amor japonês ao bule rachado, à xícara quebrada: imperfeição da vida, bela sempre, mas jamais perfeita.
Regra segunda: aceite seus pensamentos, mesmo os ruins. São apenas pensamentos. Olhe para eles como aquilo que eles são: pensamentos. O que importa é a ação e pensamentos são coisas para serem vistas. Deixe sua mente pensar o que ela pensar. Não tente mudar ou calar sua mente. Ela própria seguirá seu caminho.
Aprenda, nunca pare de aprender. Fazer a cama pode ser um aprendizado para quem nunca o fez. Varrer a calçada. Escrever uma carta. Há milhares de pequenas coisas para serem aprendidas. ( Bill Gates adorava pintar paredes. Pintar mesmo, como um pintor comum ).
É um livro legal.
PS: quem é Victor Frankl ?