TUDO É RELATIVO - TONY ROTHMAN

   Ser um cientista foi meu sonho de infância. Naquele tempo, de "Pequeno Laboratório de Química", era comum um moleque de 6 anos desejar brincar com líquidos por toda vida. Além do que, com a invasão de séries do  Japão, todo mundo achava que misturando umas coisas estranhas voce conseguiria criar um monstro. Muitas vezes eu misturei remédios vencidos na esperança de criar um monstro japonês.
  Este livro fala das várias descobertas da ciência que foram roubadas. Ficamos sabendo que Thomas Edison era muito mal caráter, que Tesla não criou nem 5% do que se diz hoje, que o rádio não foi invenção de Marconi e por aí vai. Assim como se diz que o símbolo sexual dos anos 30, Hedy Lamarr não criou o computador não! Para nós, brasileiros, é estranho ler que uma das poucas invenções não contestadas é a do avião pelos irmãos Wright. Eles inventaram e registraram e filmaram seu voo.
 Como a muito notei, as mais fascinantes histórias são as da física e da matemática. E dentre elas, a briga pelo cálculo das rotas estelares são deliciosas. Ciência é um antro de egos. Lá não se luta por dinheiro, se luta por prestígio. E o prestígio vem para o primeiro a publicar, nunca pelo segundo.
 O livro é básico, mas é ótimo.