LOGAN - ANTHONY MANN - KIRK DOUGLAS - BOGART

   UMA NOITE COM MEU EX-SOGRO de Gavin Wiesen com J.K. Simmons e Emile Hirsch.
Parece mas não é uma comédia boba. O filme narra a odisseia de um dia de um pai procurando sua filha. Ele é um milionário cinquentão, seguro e objetivo, e para a encontrar conta com a ajuda do ex namorado da filha, um jovem inseguro, alternativo e sem rumo. Há aqui uma leve crítica aos atuais jovens da geração nascida em 1991-1997. O cara é um vegano alérgico militante solitário loser. Já o pai é o cara dos anos 80: seguro materialista forte bem sucedido. Dá pra assistir. Apesar de não fazer rir, não tem nenhuma cena constrangedora. O cinquentão lembra muito meus amigos dos anos 80.
  LOGAN de James Mangold com Hugh Jackman e Patrick Stewart.
Este filme exibe a morte do cinema. Enquanto o tal "cinema" se ocupa de seus filmecos relevantes ( que nada mais são que vírus fatais para o cinema ), filmes maravilhosos como este são esnobados pelos "críticuzinhos". Logan é um grande filme visto sob qualquer ponto de vista. É grande como história, como interpretações, como diversão séria e como peça de arte. Será solenemente esquecido pelo oscarzinho. O tempo irá o preservar. É pra sempre.
  VELOZES E FURIOSOS 8 de F.Gary Gray com Vin Diesel, Dwayne Johnson, Jason Statham e Charlize Theron.
O criticuzinho joga Logan no mesmo saco de lixo que este filme. O que mostra o preconceito asqueroso do tal escriba. Este é um filme mal escrito, mal interpretado e com várias cenas chatas. Os americanos não entendem porque esta série faz tanto sucesso no mundo fora dos USA. Simples: ele mostra um mundo que para os USA é banal, mas que para o resto do mundo é fascinante. O mundo dos carros top, da ação top e das ruas top.
  NO SILÊNCIO DA NOITE de Nicholas Ray com Humphrey Bogart e Gloria Grahame.
O que se pode falar de um filme que é perfeito...Bogey está em seu auge neste drama tristíssimo sobre um roteirista de cinema violento. Gloria é a mulher que poderia o salvar, mas ela não segura a barra. Ray dirige com amor e com tato, muito tato, e nós vemos as imagens como um tipo de sonho ruim. Este filme foi considerado banal em seu tempo, hoje é uma obra-prima. Penso que o tempo é o grande justiceiro da arte. Quem nunca o viu não faz ideia do que está a perder.
  O CAMINHO DA TENTAÇÃO de Andre de Toth com Dick Powell, Lizabeth Scott e Raymond Burr.
Um cara comum, pai de família, tem um caso fora do casamento. Ele o termina, mas mesmo assim esse caso continua a o assombrar. É moralista, mas é bom. Tem suspense, Powell está ótimo e Scott não é uma femme fatale. A amante é a mais inocente na história. Belo filme.
  ATÉ A VISTA, QUERIDA de Edward Dmytryck com Dick Powell e Claire Trevor.
Há quem o ache o melhor Raymond Chandler do cinema. Eu acho-o muito confuso. De qualquer modo tem a fotografia mais noir da história. E Powell faz o Marlowe que Chandler mais gostou. Reviravoltas a granel e muitas cenas de desmaio.
  O INVENCÍVEL de Mark Robson com Kirk Douglas e Arthur Kennedy.
É o filme que influenciou Scorsese e seu Raging Bull. Kirk virou estrela aqui, fazendo um cara ambicioso que vira campeão de boxe. As cenas no ring são perfeitas, nervosas, ágeis. E o filme, como um todo é brilhante. Kirk Douglas cria sua persona neste filme e será para sempre este violento e passional barril de pólvora. Um clássico e um dos filme que fez do boxe o esporte do cinema.
  CONSPIRAÇÃO de Anthony Mann com Dick Powell e Adolphe Menjou.
Uma obra-prima de um diretor maravilhoso. Anthony Mann ficou famoso pelos seus westerns, mas antes disso, ele fez este suspense à Hitchcock. O presidente Lincoln poderá ser morto antes de assumir a presidência. Dentro de um trem, um detetive tenta chegar a Baltimore antes que Lincoln seja morto lá. Mas ninguém crê nele, e todos tentam o capturar achando que ele é um bandido. O filme fala de racismo, de politica, de guerra e de intolerância ideológica. E é uma aula de direção de cenas. Powell dá seu melhor desempenho.