A ESCADA E A SACOLA = VIDA.

   A evolução de uma pessoa se dá em 4 degraus básicos, sendo que todos os 4, idealmente, deveriam ser completos em 16 anos. Ou seja, no mundo "perfeito", um adolescente aos 16 seria um homem pronto, um ser no alto de sua escada. Mas, como falei em outro post, cada criança é um gênio em potencial, todas nascem com o impulso da genialidade. Pois a genialidade é uma condição humana, não uma anomalia. Digamos que assim como todo lobinho é um lobo caçador expert de renas; toda criança é um homem adulto, um Beethoven ou um Bohr.
  Mas isso não acontece. Pois nossos lobinhos são treinados como bassets. Ou no máximo huskies. Mas não é disso que falarei hoje. Falarei dos tais degraus.
  Nascemos com plenas sensações. Tato, o senso de calor e frio, o olhar, medo, alegria, prazer, tudo isso está pronto. Pulamos, corremos, choramos, rimos e sonhamos. Somos uma existência que é sensação livre. O calor na barriga ao passear de carrinho, o maravilhamento do primeiro raio, o feitiço das cores... Então subimos ao segundo degrau: a imaginação surge, um degrau que os animais jamais alcançam.
  Imaginamos que há um homem debaixo da cama. Que sobre as nuvens há um deus. Que os brinquedos falam. Que o Scooby Doo existe. Pensamos que nosso pai tem uma vida secreta. Somos tomados por uma imaginação que não cessa. Toda coisa vista, todo som, desperta uma criação.
  O terceiro degrau traz a elaboração. A mente infantil começa a unir a observação com a experiência. O homem debaixo da cama pode até existir, mas ele percebe que nunca o viu e que se ele existisse já o teria visto. Aqui podem nascer os problemas emocionais mais duradouros. A mente e os sentimentos devem saltar da imaginação pura rumo ao pensamento racional. A tendência mais simples seria se agarrar em um ou em outro. É aqui que a criança começa a fingir ser "adulto". Na verdade finge ser aquilo que uma criança pensa ser um adulto.
  No alto da escada nasce o mundo simbólico. É aqui que ela aprende a usar a língua e a escrita como ferramentas e desvenda o segredo do simbolismo verbal. É aqui também que os números se revelam. O mundo e a vida revelam seus sentidos. Nasce a percepção de que tudo é uma linguagem e assim se pode ler o mundo.
  Tudo isso aprendi numa bela aula. O mais importante é dizer que em nosso planeta, muita gente adulta jamais saiu do primeiro degrau. Vivem no plano da pura sensação. São os adultos que bebem, comem, transam, dançam, achando que isso é tudo o que existe.
  Outros atingem o nível dois, e passam a vida criando sintomas, imaginando paranoias, ou sendo aquele tipo de "doido avoado", feliz, mas sem poder sobre si mesmo.
  Muita gente adulta se conforma com o nível 3. Elaboram uma mistura lógica do que seja razão-intuição-imaginação. Mas jamais conseguem entender um só símbolo. Usam a lingua e a escrita como ferramentas. Não percebem nada que não seja óbvio.
  Mas o pior não é parar num degrau. O pior é que a maioria imensa das pessoas "mata" o degrau que deixou para trás.
  Desse modo, o homem ou mulher ignora suas sensações a partir do momento em que aprende a imaginar. Sonha, cria conexões, mas não chora mais, não dança, não briga e não pula.
  Assim como muitos que chegam à elaboração, à lógica, passam a desprezar a imaginação e a sensação. Se tornam frios, racionais, sem brilho, pessoas "adultas".
  O homem em seu potencial genial seria aquele que sobe os degraus acumulando fases e jamais fazendo trocas.
  Não se troca a sensação por imaginação.
  Não se troca imaginação por lógica.
  Os grandes cérebros são lógicos criativos. São sensitivos racionais. São simbolizadores sensuais.
  É isso.